Por que trama fotográfica

Este blog pretende ser um diário dos meus pensamentos fotográficos. Não vai seguir uma só linha. Vou falar sobre exposições, livros, imagens, comentar fotos e fatos. Um blog que vai privilegiar a imagem fotográfica. Assim como uma costura ou um bordado pretendo traçar minhas idéias sobre o ato fotográfico. O nome do blog é inspirado no mestre de todos nós Boris Kossoy, (ninguém hoje escreveria sobre fotografia no Brasil, não fosse Boris Kossoy) que entre outros escreveu o livro “Realidades e Ficções na Trama Fotográfica.”

Sou Simonetta Persichetti  e há 30 anos penso a fotografia. Bem vindo!

76 comentários em “Por que trama fotográfica

  1. ADOREI!

    S e n s a c i o n a l saber que suas observações estão disponíveis na net! Diferentemente de outros links, não se prende na exclusividade de comentários sobre termos acadêmicos, técnicas, equipamentos, etc… (rs)

    Este espaço será interessante para integrar profissionais e idéias!

    Saudades de suas aulas. Bjocas, Vivi

  2. Prezada Simonetta,
    quando recebi o e-mail do Fotosite e li sobre o seu blog, imediatamente o acessei. E não me decepcionei. Ter mais um canal para pensar fotografia é sempre estimulante para quem, como eu, respira fotografia. Me apressei, inclusive, em colocar o endereço do Tramafotografica’s Weblog no meu blog (o http://espacophoto.blog.terra.com.br), que se pretende divulgador de tudo que esteja acontecendo em fotografia (desde agosto de 2006).
    Parabéns e obrigado pela criação do Tramafotografica’s e pela sua produção intelectual em favor da fotografia.

  3. Querida Simonetta, com enorme e indesculpável atraso cá estou eu me encantando com este espaço que vc criou para se ver e discutir fotografia. E como estamos precisando disto nos dias de hoje!
    Fico feliz por perceber nos comentários que são enviados o quanto vc, merecidamente, é querida e respeitada como professora e crítica de fotografia.
    Vida ao seu blog!
    E continue revelando preciosidades como a frase, tão atual, do Man Ray.
    Mil beijos e parabéns adiantados pelo seu aniversário dia 24/10.
    Cristiano Mascaro

  4. Oi, Simonetta
    Acabei de acessar o blog e achei mega, hiper, plus, super bacana!
    Parabéns por este espaço que é mais que essencial para pessoas que, como eu, só sabem mesmo é de palavras. E precisam das imagens, bem clicadas, pra entender o outro lado da vida, de muito mais encantamento.
    Um gde abraço, sucesso e até o final de janeiro.
    Mari

  5. Olá Simonetta, parabéns pelo Blog, também sou amante da fotografia, sou Fred Carvalho, fotógrafo, tetraplégico, portador de Charcoth Marrie Toth II, doença genética, progressiva e degenerativa que causa atrofia nos membros superiores e inferiores, circulo por ai em uma cadeira de rodas e capturo fragmentos do mundo através das lentes de uma câmera fotográfica, esse é meu novo projeto, retratar através da fotografia o mundo em que vivo, as ruas em que rodo, as pessoas com quem interajo.

    Vejo o mundo de uma altura de 112 cm, se estivesse em pé viria o mesmo mundo de uma altura de 1,76 m, essa diferença pode parecer pouca, mas fique de joelhos e tente andar pela sua cidade assim durante… duas horas já é o suficiente, você virá um outro mundo, sua percepção será outra, diferente da atual.

    A fotografia Construindo o desenvolvimento trabalho infantil realidade cruel, foi premiada com o 5° lugar no concurso “Paraíba dos Seus Olhos – trabalhando por esta terra” promovido pela Tv Cabo Branco e Tv Paraíba, afiliadas da Rede Globo.

    Um flagrante de trabalho infantil em uma movimentada avenida do centro de João Pessoa, retrata o cotidiano de um garoto, vendedor de milhos de 13 anos, dividindo o perigoso espaço com automóveis, motos e ônibus para auxiliar a manter sua família.

    Convido para conhecerem meu blog no endereço http://www.fredcarvalho.com.br

  6. Simonetta,distante do Brasil ,teu blog me colocou mais próximo de acontecimentos e discussões que no exterior nem sempre são possíveis de participar.Obrigado.
    Há muito mais que gostaria de dizer, e que certamente te direi,se possível pessoalmente, agora quando estiver por aqui.É extraordinário o trabalho que está fazendo.Parabéns!

    NICO ESTEVES

  7. Simonetta,
    Parabéns por aproveitar essa corrente atual de blogs, que sairam daquela pessoalidade chata.

    Por hora, queria registrar, caso anteriormente não tenha ficado claro, minha mais sincera admiração, respeito, carinho, consideração e outros predicados que seguem esta linha. Além, é claro, de agradecer pela ajudar que você tem dado a minha aluna.

    Um beijo, um abraço, e manifestação de saudades profundas do pupilo Murilo Alvim.

  8. Parabéns!!!!

    olha que engraçado! eu acabei de descobrir, navegando pelo site da confoto. Não sabia do teu blog… E que delicia, ja esta aqui na minha barra do Mozzila pra que eu possa acessar bem rapidinho!!! Admiro muito o teu trabalho;-)) Ja faz 30 anos que vc pensa fotografia… Eu achei essa frase perfeita!

    Muito sucesso e espero mesmo te ver em Paraty, dessa vez prometo levar as crianças!!!!

    Beijos querida!

    Ana

  9. Estava lendo “Imagens Da Fotografia Brasileira” que pode ser lido (pelo menos parcialmente) no google. Era exatamente o que está me interessando no momento. Como aprendiz, as regrinhas ou fórmulas mágicas de composição já não me satisfazem mais. Parece que uma imagem pode valer por mil palavras, mas mil palavras valem mais que mil imagens. Casualmente cheguei ao teu blog. Já assinei, para não perder novos artigos e, após a leitura do livro (que pretendo ver se encontro impresso) passarei a ler os artigos do teu blog.

    Parabéns pelo ótimo livro e, mesmo sem ter lido o blog, acredito que ele seja uma ótima fonte para quem está sedento por informações.

  10. Olá, Simonetta.

    Recentemente conheci o seu blog e, inevitavelmente, coloqueio na minha lista dos favoritos!

    É raro encontrar alguém com sua sede de transmitir conhecimento. Fico feliz em encontrar pessoas como você (viva a net!) […].

    Sou um iniciante no mundo da fotografia, trabalho com fotojornalismo de eventos sociais e criei um blog pra divulgar um pouco desse meu trabalho – http://www.jardsonamaral.wordpress.com

    Aguardo sua visita e estarei colocando um link para o seu blog no meu.

    Parabéns pelos seus trabalhos! Sucesso!

    Forte abraço!

    Jardson Amaral

  11. Olá Simoneta
    Admiro seu trabalho, esse blog e li hoje a entrevista do Fotosite. Concordo com muitas das suas opiniões dadas na entrevista, mas nem todas. No entanto gostaria que vc me explicasse sobre as duas fotos suas publicadas no site. Porquê da escolha daquelas fotos? Que momento elas retratam em sua carreira? É que vi muitas críticas com relação à falta de originalidade, ou falta de profundidade, etc etc etc no trabalho dos outros. No entanto, não consegui ver o contrário naquelas duas fotos.
    Abs
    Rafael

  12. Oi Simonetta.

    Já havia entrado em seu blog algumas vezes, mas sou como aquele sujeito preguiçoso… O espanhol, Érico. Mas quando vi a sua entrevista no fotosite, fiquei muito entusiasmado, a li inteira e vim corrando para o seu blog matar a saudade.

    Revirei o blog e me deliciei.

    Parabéns. Sempre adorei as suas aulas e acho um privilégio existir este espaço para te acompanhar e aprender sempre mais um pouquinho com as suas reflexões acerca da trama fotográfica. Você é uma grande professora! E uma pessoa incrível.

    Se não for pedir demais, gostaria do seu e-mail. Manter contato, te mostrar algumas coisas etc e tal.

    Beijo Grande.

    guga.

  13. Cara Simonetta, Tudo bem?
    Foi muito bom assitir sua participação, sempre instigante, nas entrevistas do Paraty em Foco. Pena que no debate do Teatro, não conseguimos entrar (lotado!).

    Escrevemos, também – e com um certo atraso – para parabenizar-lhe pelas excelentes tramas do seu blog.

    Sobre sua vinda ao Recife, próximo dia 28/09 (domingo), tudo certo para um bate-papo sobre filme do Bresson que projetaremos a partir das 18hs?

    O Afonso Jr (prof da cadeira de fotografia da Universidade Federal de PE), que está organizando esta série de vídeos na Arte Plural, convidou, também, a artista e pesquisadora Maria do Carmo Nino (atual diretora de artes visuais da Fund. Joaquim Nabuco) para participar deste encontro.

    Gostariamos de saber o hotel em que vc vai ficar, para acertarmos o up-grade da sua estada até a segunda-feira. O que mais vc precisaria?

    Aguardamos retorno.

    Grande abraço,
    Fernando Neves
    81 8877-5537

  14. Cara Simonetta, gostaria mais uma vez agradecer pela sua sinceridade, sua análise crítica e lúcida sobre o meu portfólio que você com muita disposição fez o favor de ver em Parati.

    Muito obrigado por tudo e ja marquei uma hora amanha com o Walter Firmo e um curso com o mesmo.

    Mais uma vez muito obrigado, seu apoio de alguma forma pra mim foi muito importante.

    Márcio Ramos

  15. Olá Simonetta. Parabéns pelo seu blog. Estou realizando uma nova exposição fotográfica no Museu de Arte Moderna de Salvador – Lugar de Ausência – e gostaria de enviar-lhe o material para sua apreciação. Como faço para entrar em contato com você e poder mandar fotos, release, catálogo e vídeo da mostra?
    Obrigada pela sua atenção. Aguardo retorno.
    Abraço, Valéria Simões

  16. Olá Simonetta,
    Grande abraço
    Vencendo alguns obstáculos,cheguei ao seu blog.Pertenço à geração “idade da pedra”. Isto talvez explique o fato de eu ter ficado até o momento, sem resposta ao e-mail sobre a entrevista que você fez com Steve MacCurry,e também não ter obtido nenhuma resposta sobre meu trabalho que está com você.Enfim, aleluia! Aqui estou. O Thales vive perguntando se você deu sinal de vida, e se oferecendo para pegar o meu trabalho de volta, se for mais conveniente para você. Se for, vou acabar aceitando a oferta dele, embora eu ache que algum motivo houve para tal desencontro, e confesso que gostaria de saber qual foi.Afinal, para mim, a “caixinha de surpresas foi você”.Foi ótimo conhecê-la, ter feito o seu curso,confesso que já tinha lido muita coisa sobre fotografia, mas procurei ler mais ainda.O que falta na verdade é que se escreva mais, ou se traduza mais.Este último lançamento da ed.Senac de François Soulages por exemplo foi ótimo, com sua nota introdutória.Porque você não arrisca, com todo seu conhecimento, em parceria com bons fotógrafos, a escrevrer um bom livro sobre fotografia?

  17. Olá Sra. Simonetta, sou aluno do curso de Jornalismo aqui em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Eu e meu grupo estamos na fase de entrega do TCC sobre fotografia, e nossa peça prática foi uma exposição fotográfica. Na última segunda-feira apresentamos o trabalho para a banca de correção e uma das sugestões que nos deram foi inserir um capítulo sobre exposição fotográfica, um dos integrantes da nossa banca é aluna sua do curso de mestrado, a prof. Carolina Costa Mancuzo, foi ela que nos sugeriu seu nome como fonte para uma possível entrevista sobre exposição fotografica. Gostaria de saber se é possível a senhora nos atender, pode ser via e-mail, skype ou mesmo por telefone, pois precisamos entregar o trabalho na próxima quarta.

    Atenciosamente

    Gustavo Sawada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s