Perfil

Simonetta Persichetti é jornalista, mestre em Comunicação e Artes e doutora em Psicologia Social.

 Escreve sobre fotografia há 30 anos, colaborou com revistas como Íris Foto e Paparazzi. Publicou dois livros: Imagens da Fotografia Brasileira 1, em 1997 e, Imagens da Fotografia Brasileira 2, em 2000. O primeiro livro recebeu o Prêmio Jabuti 1999, na categoria Reportagem.  Durante seis anos (1996-2001) escreveu  sobre fotografia para o jornal Estado de S. Paulo.

Foi também editora de conteúdo do FOTOSITE, portal de fotografia, e editora de texto da revista REF, da Abrafoto (Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade).

Como jornalista trabalhou na Editora Abril (1981-1984); revista IstoÉ (1984-1988); foi editora de imagem na Enciclopédia Larousse Cultural, Editora Universo/Abril Cultural (1988-1989); telejornalismo no SBT (1989-1990); retornando para Editora Abril onde trabalhou no DEDOC, departamento de documentação, no setor de fotografias, como coordenadora da área internacional. (1991-2000).

De 1999 a 2005 foi professora de Teoria da Comunicação (Análise do Texto e da Imagem, Imagens nos Meios de Comunicação e Teoria da Percepção) e de História da Fotografia na Faculdade de Comunicação e Artes do Senac, Bacharelado em Fotografia, além de coordenar o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia, na mesma Instituição. É professora de Semiótica e Estética da Imagem  na pós-graduação Lato Sensu  em Fotografia  e no Mestrado em Comunicação Visual – especialização em Fotografia, da UEL (Universidade Estadual de Londrina).  

Atualmente ministra  cursos de teoria da imagem fotográfica no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.Colabora com o Caderno2 do jornal Estado de S.Paulo e com a revista Brasileiros.

 Com o professor Thales Trigo, coordena e edita, desde 2003, a Coleção Senac de Fotografia, publicada pela Editora Senac, São Paulo.

Integrante do Conselho Editorial da Revista “Discursos Fotográficos” do Curso de Especialização em Fotografia da UEL (Universidade Estadual de Londrina)

 

 

 

 

45 comentários em “Perfil

  1. Interessante, amplo e muito bem construído o blog (falo de construção em termos de conteúdo, da harmônica engrenagem entre a informação que oferece o blog). Importante para quem, como eu, vem de outras terras para tentar lhe seguir o passo a numerosa produção fotográfica deste enorme país. Vou tentar seguir a fina e de uma vez densa trama deste espaço. Uma pergunta, se me permitir isso: vejo que tem entre seus blogues de enlaces, na seção de fotojornalismo, à agência Magnum, uma referência indiscutível, sem dúvida. Conhece os trabalhos da agência Noor (Noor images agency)?

  2. Simonetta, querida
    Adorei o blog e te desejo muito sucesso nos seus projetos para o bem da fotografia.
    Tenho pensado muito em vc. Um projeto pessoal (café/bistrô/galeria de foto) que não me sai da cabeça, só estou tentando arrumar verba, vendo ponto etc. Poderíamos conversar quando vc tiver um tempinho né?
    Um beijo,
    Rafa

  3. olá simonetta, como vai vc nessa lida que parece uma imagem tão ligeira mas que fica gravada pra sempre na consciência?
    moro aqui no interior de minas e estou meio fora das rodas conhecidas mas girando no moinho que move todos e até as estrelas…
    recebi o prêmio pierre verger 2009 e quero enviar o ensaio pra vc dar uma curtida na sua adega,
    se puder me manda seu email,
    boas caminhadas pra vc!

  4. Olà Simonetta, I’m an Italian freelance photographer. I just uploaded my web site with a new video shot in Sao Paulo. It is the first part of a ptoject called MY WORLD MY EYES, the world seen through their eyes. It is about a photographic workshop with the guys coming from the favelas of Sao Paulo.
    I would like you to see it and give me your feed back.

    The direct link to the video is: http://www.giorgiocosulich.it/video.asp

    Muito obrigado
    Giorgio Cosulich

  5. Querida e saudosa Simonetta,

    Acabo de encontrar o seu Blog. Sim, porque me lembrei de você enquanto vadiava pela Internet, coisas de alguém que não está com trabalho fixo no momento (acabo de sair de um projeto que me custou muita dedicação e uma decepção, coisas da máquina pública).
    Bem mas encontrei o seu Blog e estou muito maravilhado. Acompanho você, sim porque você ficou famosa e tal e seu trabalho sobre fotografia, professora, jornalista e tudo mais.

    Dia desses encontrei uma pessoa que te conhecia. Ela estava fazendo um curso sobre história do cinema e eu também. Ela é mãe de uma outra colega deste mesmo curso da PUC/Cogeae e ao comentar o seu nome disse, pera aí, a Simonetta é minha amiga da Cásper. Saudosa amiga.

    Estou passando por aqui e se desejar manter contato é só pegar o e-mail e me escrever. Vc. deve ter e-mail também, lembro que uma vez peguei um e-mail ou telefone na Abril, isso já faz muito tempo, acho que estava na Secretaria do Verde e acabamos nos encontrando e tomando um café juntos, lembra?

    Fiquei muito contente em saber que você está voltando para a Cásper, agora na condição de professora.

    Saudades.

    Paulo Antunes

  6. Olá Simonetta!

    Acessei o Clix hoje e tive o prazer de ler a entrevista publicada no dia 15 de julho. Sou de Sergipe (que nem Márcio Garcez, e não Guedes, rsrsr) e descobri teu trabalho quando cursei jornalismo, saboreando o “Imagens da Fotografia Brasileira”. Estou ‘ralando’ há dez anos, e após a leitura da tua entrevista parei e refleti. Será que o meu olhar tem algo a mais, ou faço o mesmo que os meus colegas fotojornalistas? Não sei. Só sei que estou disposto a encarar mais uma década. Me aprimorando, e me apaixonando cada vez mais pelo fotojornalismo.

    Um grande abraço, e muito obrigado pelos incentivos.

    Marco Vieira

  7. Moro em Goiânia fiquei conhecendo a Simonetta pelo livro Imagens da Fotografia Brasileira. Gostaria, se possível, a opinião dela sobre o papel da fotografia hoje com tamanha democratizacão digital, todo mundo de maquina na mão clicando …. põe uma pessoa ali, tira aquela lá que eu não gosto!!! é uma loucura!! Onde fica a verdadeira fotografia como suporte e memória histórica e contribuicão sociológica de mudanca?

  8. Olá Simonetta, primeiro gostaria de parabenizá-la pela conclusão do Projeto Encontros com a Fotografia e pela grande contribuição de seu trabalho para a fotografia brasileira, pois sem pessoas como voce, não seria possível a valorização de nossa produção fotogáfica.
    Não sei se voce lembra, pedí a voce que, se possível, desse uma olhada em um blog que uso para divulgar meu trabalho. É um trabalho comercial, mas ficaria honrado de ter alguns conselhos seus, pois espero uma direção, um caminho em meu trabalho que não consigo sem orientação de alguém com conhecimento na área.
    Qualquer comentário será muito bem vindo.

    Obrigado.
    Jefferson Pancieri
    http://www.ffabricadememorias.blogspot.com

  9. Simonetta, bom dia
    me chamo Daniel, e sou da assessoria da Fundação Conrado Wessel. Tudo bem?
    Bom, adianto, para conhecimento, que esta semana abre o período de inscrições para a 8ª edição do Prêmio da Fundação Conrado Wessel (FCW), e soltarei material quarta ou quinta.

    Gostaria de seu e-mail para mandar o materiaçl completo. Poderias passar-me?

    Obrigado,
    Daniel

    Sobre a FCW

    A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio do Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura.

    A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer) e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso, uma outra entidade é selecionada todos os anos para que possa ser beneficiada financeiramente.

  10. Olá, Simonetta, eu sou o Pedro Menezes.

    Recentemente lancei o LeiaHoje.com. O objetivo do LeiaHoje.com é mostrar as últimas notícias dos melhores sites dos mais variados assuntos.

    Adicionei seu blog na seção Fotografia, pois achei o conteúdo interessante para os usuários do LeiaHoje.com.

    Caso queira me ajudar, seria ótimo se você linkasse o LeiaHoje.com em seu blog. Até porque seus usuários podem achar conteúdo legal.

    Estou trabalhando um bocado para melhorar o LeiaHoje.com e logo ele estará com um design muito melhor. Este é provisório. 🙂

    Se tiver alguma dúvida sobre qualquer coisa do LeiaHoje.com, basta me enviar um email que adorarei responder.

    Um grande abraço e que a força esteja com você.

    Pedro Menezes, CEO do LeiaHoje.com.

  11. Prezada Simonetta,

    Sou fotógrafa de Fortaleza,
    mas moro e trabalho em Manaus..
    No momento sou Coordenadora do Curso a distância
    de Fotografia que a Secretaria de Cultura do Estado está implantando para crianças de 12 anos de 19 municípios da Amazônia..As aulas iniciam dia 15 de Março..
    O curso será ao vivo por satélite..
    Gostaria de saber se você autoriza que eu use trechos de entrevistas feitas por vc em seu livro com os fotógrafos..
    Acho importante que a garotada estude todos eles..
    Gostaria de citar trechos nas apostilas para eles estudarem e conhecerem esses fotógrafos..
    O que você acha??
    Abraços,
    Ruth Jucá
    (92) 8114-7596

  12. Oi Simonetta,

    participei do curso de Pesquisa de Imagens, no MAM, em fevereiro passado. Como moro em Porto Alegre, pude fazer apenas este curso por ser de curta duração e ter encaixado nas datas das minhas férias.

    Como não tenho disponibilidade para participar do curso de História da Fotografia (férias duram menos do que deveriam :-), gostaria de saber se é possível me passares a bibliografia sugerida para este curso. Tenho interesse no assunto e gostaria bastante de ter essas dicas.

    Desde já, obrigado.

    Guilherme

  13. Envio a nota abaixo sobre a abertura das inscrições para o 11º Prêmio FCW de Arte (Fotografia), num total de R$ 199 mil aos três primeiros colocados. A última edição recebeu um total de 455 trabalhos inscritos. É o maior prêmio no campo da arte, ciência, cultura e medicina, mais R$ 1,2 milhão distribuído aos vencedores anualmente. Tenho imagens dos trabalhos vencedores do ano passado. Qualquer coisa, estarei à disposição.

    Daniel Padilla (daniel.padilla@wnp.com.br) – Assessoria de Imprensa – Fundação Conrado Wessel
    ——————————————————————————–

    PRÊMIO FCW DE ARTE ABRE INSCRIÇÕES PARA SUA 11ª EDIÇÃO

    As inscrições para o 11º Prêmio FCW de Arte (Fotografia), promovido pela Fundação Conrado Wessel (FCW), estão abertas desde o último sábado (15/12). Os profissionais interessados poderão concorrer na categoria Ensaio Fotográfico (publicado ou inédito), comprovadamente produzido de 1º de janeiro de 2011 a 15 de dezembro de 2012.

    Os candidatos poderão se inscrever com apenas um ensaio, com o tema “Brasil Contemporâneo”, com abordagens de conteúdo etnográfico, paisagismo ecológico ou socioambiental, desenvolvidas no Brasil, composto por um mínimo de dez imagens.

    Uma comissão julgadora constituída por alguns dos maiores especialistas em fotografia no Brasil selecionará os 15 melhores trabalhos, que integrarão um livro comemorativo da premiação. Desses finalistas, serão escolhidos os três vencedores, que receberão prêmios nos valores de R$ 114,3 mil (1.º colocado) e R$ 42,8 mil (2.º e 3.º colocados).

    As inscrições para a 11º Prêmio FCW de Arte podem ser feitas até o dia 08 de março de 2013. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no site da Fundação Conrado Wessel (www.fcw.org.br).

    O resultado final do concurso será divulgado no dia 31 de março de 2013 e a cerimônia de premiação ocorrerá em 17 de junho de 2013, na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina.

    Grandes nomes da Fotografia

    Ao longo de sua história de 10 anos, o Prêmio FCW de Arte já contemplou alguns dos maiores nomes da fotografia nacional. Os vencedores das edições anteriores foram: Gustavo Lacerda, Lúcio Adeodato, Cássio Barcelos, Alexandre Salgado, André François, Andréas Heiniger, Bob Wolfenson, Felipe Hellmeister, Francilins Castilho Leal, Gui Mohallem, João Castilho Leal, José Luiz Pederneiras Barbosa, Júlio Bittencourt, Kenji Arimura, Lalo de Almeida, Leonardo Vilela, Márcia Ramalho, Maurício Nahas, Paulo Veiner, Ricardo Cunha, Ricardo de Vicq, Tadeu Vilani e Tiago Santana.

    Sobre a FCW

    A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio dos Prêmios FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.

    A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso, outras entidades são selecionadas todos os anos para a doação de cestas natalinas em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s