Nós na Revista Brasileiros

São Paulo recebe fotografia de Pernambuco

 

foto de: Paula Cinquetti

Até o dia 30 de junho, a galeria Território da Foto expõe o trabalho de cinco fotógrafos pernambucanos para dialogar com obra de seis paulistas

Fernando Figueiredo Mello

Em março e abril, a Arte Plural Galeria (APG) convidou fotógrafos paulistas a mostrarem seus trabalhos em Recife. Fernanda Prado, Celisa Beraldo, Marcello Vitorino, Gabriel Boieras, Luciana Cattani e Paula Cinquetti expuseram suas produções e realizaram intercâmbio visual com os pernambucanos Teresa Maia, Cláudia Jacobovitz, Mariana Guerra, Matheus Sá e Alexandre Belém.

Agora, a galeria Território da Foto recebe os mesmos seis fotógrafos de Pernambuco em São Paulo, para exposição com os cinco paulistas. São Paulo recebe Pernambuco terá abertura para convidados nesta quarta-feira (9). A partir de quinta (10) até o dia 30 de junho, a exposição fica aberta ao público.

foto de: Alexandre Belém

Novamente, a curadoria é da jornalista e crítica de arte Simonetta Persichetti. O objetivo da iniciativa é fazer um intercâmbio de olhares e mostrar o que está sendo produzido e fotografado no País, como Simonetta disse ao site da Brasileiros na época da exposição em Pernambuco.

Os trabalhos dos 11 fotógrafos dialogam entre si. A poesia das imagens de memória e sentimento de Fernanda Prado, por exemplo, faz ponte com as fotos de casas de Alexandre Belém. As cores vibrantes de Mariana Guerra conversam com as imagens pulsantes de Paula Cinquetti.

O trabalho com a natureza de Matheus Sá se encontra com o de Marcello Vitorino e suas fotografias sobre o candomblé. Religião, homem e natureza estão na obra de Teresa Maia, assim como nos trabalhos de Cláudia Jacobovitz, Celisa Beraldo, Gabriel Boieras e Luciana Cattani.

foto de:  Gabriel Boieras

“Queremos conversar, convergir para, de alguma forma tentar remontar um panorama da fotografia do País. O que estamos produzindo é muito diferente? É semelhante? Isso importa?”, pergunta Simonetta. “A vontade é juntar as mais diferenciadas vozes, ser um polo aglutinador de tendências, experiências e do pensar fotográfico”, finaliza.

SÃO PAULO RECEBE PERNAMBUCO
Quando: de 10 a 30 de junho
De segunda a sábado, das 10h às 18h
Onde: Galeria Território da Foto
Rua Mateus Grou, 580 – Pinheiros – São Paulo (SP)
Site: www.territoriodafoto.com.br
Telefones: (11) 2737-7392 / 3032-5743
Anúncios

4 comentários em “Nós na Revista Brasileiros

  1. Sim’bora para o Território ouvir/sentir as histórias que as imagens nos contam…

    Muito bom tudo isso, mas para reunir “as mais diferenciadas vozes” precisamos primeiro “construir” espaços para que estas vozes se manifestem. Precisamos “misturar” todo mundo, do centro para a periferia, da periferia para o centro, entre as diversas classes sociais e diferentes grupos ideológicos.

    Espero que esta iniciativa sirva de exemplo, reflexão e de futuros encontros.

    Vida longa!

    *temos os Pontos de Cultura hoje por toda a Periferia de São Paulo que poderiam estar recebendo este material e aglutinando outros… quem sabe? Continuo vendendo sonhos.

    Putabraço a todos…

    Márcio Ramos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s