Pernambuco convidou, agora São Paulo Recebe

 

São Paulo recebe Pernambuco

Território da Foto reúne 11 fotógrafos pernambucanos e paulistas para uma exposição coletiva, a partir de 10 de junho. É a 1ª edição do projeto que visa promover um diálogo entre as mais variadas linguagens estéticas brasileiras    

Em uma iniciativa inédita em Pernambuco, a Arte Plural Galeria realizou no mês de março um novo projeto. O “Pernambuco Convida” funciona como um intercâmbio entre fotógrafos dos vários estados do País. Na 1ª edição, os pernambucanos Teresa Maia, Cláudia Jacobovitz, Mariana Guerra, Mateus Sá e Alexandre Belém receberam os paulistas Fernanda Prado, Celisa Beraldo, Marcello Vitorino, Gabriel Boieras, Paula Cinquetti e Luciana Cattani. São 11 profissionais com linguagens e intenções diferentes que se unem para apresentar ensaios totalmente livres em uma exposição conjunta.

Com curadoria da jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti, a ideia do projeto é convidar a cada ano um estado, criando um diálogo imagético entre os fotógrafos brasileiros. “Queremos conversar, convergir para, de alguma forma tentar remontar um panorama da fotografia do País. O que estamos produzindo é muito diferente? É semelhante? Isso importa?”, questiona Persichetti. “A vontade é juntar as mais diferenciadas vozes, ser um pólo aglutinador de tendências, experiências e do pensar fotográfico”, complementa.

O resultado desse novo projeto são 30 imagens que conversam entre si, se complementam, se afrontam, se questionam. As fotos poéticas de Fernanda Prado, que trabalha com memória e sentimento, encontram apoio nas casas de Alexandre Belém, feitas durante o intervalo de uma reportagem. O ensaio de Mariana Guerra acha eco na cobertura de Paula Cinquetti, não só pela cor vermelha que domina, mas pela pulsão de vida que transmite.

A cultura da natureza de Mateus Sá fala com o trabalho transcendental de Marcello Vitorino, que procura desvendar os mistérios do candomblé. Ambos de lados diversos falam de uma mesma busca da religião, homem e natureza. Aspecto que podem ser encontrados nas fotografias de Teresa Maia, onde um rapaz se relaciona com um manequim. Nesta mesma linha, estão as buscas de Claudia Jacobowitz, Celisa Beraldo, Gabriel Boieras e Luciana Cattani, do Território da Foto.

A inspiração para montar o “Pernambuco Convida” veio das saudosas semanas da fotografia dos anos 1980 criadas pela Funarte. “Nós acreditamos na diversidade e riqueza da produção fotográfica brasileira e, de alguma maneira, queremos retomar esta necessidade de diálogo, de conversa e de amostragem”, argumenta a curadora, que traz esta mesma exposição para São Paulo, a partir de 10 de junho, no Território da Foto.

Pernambuco convidou e agora São Paulo recebe.

 

SERVIÇO:

SÃO PAULO RECEBE PERNAMBUCO

Abertura: 09 de junho, às 19h

Visitação: de 10 de junho a 31 de julho – de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados das 10h às 14h. Domingo é fechado.

Entrada: franca

Território da Foto, Rua Mateus Grou, 580 Pinheiros – São Paulo – SP

Informações: (11) 2737-7392

atendimento@territóriodafoto.com.br

Anúncios

2 comentários em “Pernambuco convidou, agora São Paulo Recebe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s