Pernambuco Convida – os autores

CALEIDOSCÓPIO

por: Simonetta Persichetti

Aos poucos a exposição foi se definindo. Difícil: 10 fotógrafos com linguagens e intenções diferentes. Aos poucos os olhares foram se encontrando pela cor, pelas sombras, pelos temas. Ensaios totalmente livres, nenhuma cobrança, nenhuma imposição.

O resultado são 30 imagens que conversam entre si, se complementam se afrontam, se questionam. As imagens poéticas de Fernanda Prado que trabalham com memória e sentimento encontram apoio nas casas de Alexandre Belém feitas durante o intervalo de uma reportagem.

Fotos: Fernando Neves

O ensaio de Mariana Guerra encontra eco na cobertura de Paula Cinquetti, não só pela cor vermelha que domina, mas pela pulsão de vida que estas imagens nos transmitem. A cultura da natureza de Mateus Sá fala com as imagens transcendentais de Marcello Vitorino que procura desvendar os mistérios do candomblé, não numa leitura literal, mas na sua própria tentativa de entender ao que está assistindo. Ambos de lados diversos falam de uma busca da religião – no sentido de religar – homem e natureza. Aspecto que pode ser encontrado nas fotografias de Teresa Maia onde um rapaz se relaciona com um manequim. Poderíamos criar uma analogia entre este mundo que mais aparece do que é. Nesta mesma linha estão as buscas de Claudia Jacobowitz, Celisa Beraldo, Gabriel Boieras e Luciana Cattani do Território da Foto. Coisas não ditas, sombras, rasgos, uma visibilidade que aponta, mas não denuncia. Espreita. Assim como nós estamos espreitando a fotografia brasileira.

UPDATE 1: leia também no blog do Clício

Anúncios

10 comentários em “Pernambuco Convida – os autores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s