As fantásticas imagens de Maureen Bisilliat

Ontem à noite fui ver a exposição “Fotografias” . Imagens da Maureen Bisilliat que hoje pertencem ao acervo do Instituto Moreira Salles. Fiquei maravilhada com tudo: uma verdadeira aula de curadoria, fotografia, impressão, cenografia. Um percurso que  vamos percorrendo poéticamente onde olhares e poesias de Guimarães Rosa, Jorge Amado se encontram  com as imagens das caranguejeiras, o cortejo luminoso dos vaqueiros, a terra do xingu. Uma exposição regada à generosidade, generosidade de Maureen que abre todos seus acervos, fotos, imagens.

Uma trajetória de mais de 50 anos que inicio, aqui no Brasil,  nas revistas Quatro Rodas e Realidade e continuou por muitos anos. Maureen escreve com os olhos, capta momentos coloridos, férteis, inovadores. Num percurso de mais de 200 imagens editadas e selecionadas por ela mesma (e isso se percebe, caminha-se pela exposição como se estivessemos caminhando por seus livros, por suas fotografias, usando os mesmos olhos que ela usou para fotografar) conhecemos lugares novos, não pela geografia, mas pela maneira como ela os apresenta.

Um presente para todos que gostam de fotografia. Essa, para mim, é uma daquelas exposições que são imperdíveis. Por ocasião da mostra também foi lançado o livro “Fotografias: Maureen Bissiliat”, uma trajetória de mais de 50 anos na fotografia.

Vale a pena!

O lugar: Galeria de Arte do Sesi, na Avenida Paulista 1313, o prédio da Fiesp!.

Anúncios

8 comentários em “As fantásticas imagens de Maureen Bisilliat

  1. Simo, ainda estou trançando as pernas depois da exposição. É um pouco como ficar embriagada mesmo. Fazia muito tempo em que eu não ficava tão emocionada em uma exposição. Em que não saia querendo mais da fotografia. Realmente foi muita generosidade da Maureen com todos nós, fotógrafos ou não. Vou sonhar mais um pouco com essas imagens fantásticas e puras.

    ps: só me dá pena que a impressão do livro, as usual, não reflita tão bem o que vimos nas paredes. ;o)

  2. Fui junto a escola ao Instituto , quando começamos olha as fotos , cada uma melho do que a outra , Quando estavamos na parte das caranguejeiras , de repente aparece ela com um grande sorriso no rosto e dizendo que gosta muito das pessoas que interajem com a obra dela . Foi muito agradavel a visita dela , ela consegue ser humilde e simple , porem com muita elegancia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s