Os 40 anos de fotografia de José Albano

Foram comemorados na útima quarta-feira, dia 19 de agosto, com exposição e o lançamento do livro, em Fortaleza, no Memorial da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os 40 anos de fotografia de José Albano.

Capa Ze Albano

 Além de apresentar o acervo de Zé Albano desde suas primerias fotos, cenas familiares e seus conhecidos e reconhecidos retratos das criaças Tapebas, o evento também apresenta o projeto “Obra em revista”, iniciativa coordenada pela Terra da Luz Editorial que tem como foco principal apresentar a trajetória de um autor, fazendo dele o guia de sua própria obra.

As imagens de José Albano são referência para uma geração de fotógrafos não só cearenses, mas do Brasil todo. Fromado em Letras, começou como retratista em 1969. Nos anos 70 foi estudar fotografia nos Estados Unidos de onde partiu para viagens pelo Canadá, Estados Unidos e Europa, realizando vários ensaios fotográficos. Trabalhou também com fotojornalismo e publicidade. Mas são seus retratos, especialmente os das crianças indigenas que marcaram nosso imaginário. Sem dúvida, este livro é uma marca para o mercado editorial fotográfico. A exposição, para quem está em Fortaleza, é imperdível.

08 JA17 1  Desembarque Veneza15 tapeba007pm_isorevis

Anúncios

10 comentários em “Os 40 anos de fotografia de José Albano

  1. Zé Albano nos dará a grande honra de sua presença, no curso de pós graduação ‘Fotografia e Imagem em Movimento’, em Curitiba, nos próximos dias 25 e 26 de setembro. Será um momento de imersão de 12 horas ‘non stop’ junto a ele e suas extraordinarias andanças, histórias, experiencias.
    Ja estou me deliciando com seu novo livro, enviado gentilmente por ele e não vejo a hora de te-lo conosco.
    Seja bem vindo Albano!

  2. É com grande alegria que os convido para o lançamento do livro do meu pai, José Albano, na Livraria da Vila, no próximo dia 01 de outubro, aqui em São Paulo. Por favor, ajudem na divulgação do lançamento! Espalhem aos quatro, ou melhor, cinco ventos, entre os seus contatos!! Esperamos por vocês!

    Um grande abraço,

    Emilia Albano
    (11) 9294-8842

    Lançamento do livro: José Albano – 40 Anos de Fotografia

    DATA: 01/10, quinta-feira, das 19h às 22h
    LOCAL: Livraria da Vila – Loja Lorena (Piso Auditório)
    Alameda Lorena, 1731 – Jardins – São Paulo-SP
    TELEFONE: (11) 3062-1063
    Haverá apresentação de slide show das fotografias com a participação do autor.

  3. Gente, é muito confetti, não? Quero lembrar que apesar de ser autor de algumas belas fotos, elas não estariam reunidas num livro se não fosse pelas mãos da Patrícia Velozo, editora e mãe da idéia e da minha filha Emília Albano, autora do projeto gráfico que ficou lindo, realmente. A essas duas mulheres, minha gratidão, inclusive pela paciência que tiveram ao aturar meu caráter lento, inconstante e frequentemente disperssivo… Mas o esforço valeu: o livro está aí e chego mesmo a sentir que o mundo está melhor depois do seu lançamento! “Caramurú, caramurú”!!!
    José Albano

  4. Olá, acabei de ler a matéria (Fotografe Melhor 02/2010) sobre o Livro e sobre o José Albano. Não o conhecia, nunca tinha ouvido falar. Minha incursão sobre a fotografia tem a pouco tempo mas a sensibilidade dela me encanta assim como me encantou a vida deste fotógrafo e sua visão de trabalho. Meus olhos se emocionam a ver que não sou sozinha em pensamento. E viva a fotografia!
    Abraço a José Albano, a Emília e a Patrícia!
    Fabiana Beltrami – RS

  5. Oi Zé!

    Como vai meu amigo? a quanto tempo não nos falamos? anos e anos…

    Lembra da Campina? do Enca do Piauí? Tenho saudades daqueles tempos nostálgicos do movimento alternativo.

    Um abraço Zé, que vc continue firme e forte, fazendo este seu lindo trabalho.

    Edilson, da Campina, da Bahia, do Recife, do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s