Cuide-se Sophie Calle

sophie_calle1_1000

Vamos combinar: eu gosto da Sophie Calle, mas gosto muito mais de suas idéias do que das suas realizações. Não a considero fotógrafa, mas acho que o que ela faz sempre desperta interesse. Achava! Fui ver no Sesc Pompéia, na última quinta-feira às 11 horas da manhã a exposição “Cuide de você!“. Além do barulho ensurdecedor dos vários vídeos e dos seguranças que resolveram competir com eles( não sabia quem gritava mais) não havia ninguém. Pude, portanto, ver com bastante calma, ler com todo o tempo e aproveitar bem da exposição. Para mim se trata de uma bela e bem sucedida, além de inteligente, jogada de marketing.

FLIP/PARATYSophie e Grégoire na Flip, crédito: Ag. Estado

Não acredito que Mr X, ou Grégoire Boullier, tenha escrito aquele e-mail.  Além do mais, ele começa sua carta dizendo: “há algum tempo venho querendo lhe escrever e responder ao seuu último e-mail”. Ninguém, nenhuma das mulheres questiona o que ela escreveu no e-mail para ele responder daquela forma?  Interessante a idéia de compartilhar uma carta para tentar demonstrar como cada um a sua maneira intererpreta, compreende e reage a um estímulo.  Não gostei da edição. Se 107 foram as mulheres todas deveriam ser mostradas. A impressão que tive é que foi tudo muito dirigido, daí minha frustração. Eu não achei nada de mais no e-mail do suposto ex-namorado (pelo que se ouviu na Flip, eles se divertiram muito com toda situação, eu também acharia engraçado). Mas enfim, extrapolando, acho que ela traz inúmeras questões que poderiam ser aprofundadas: mundo privado X mundo público, a incomunicabilidade do ser, a importância do aparecer, etc., etc., etc.,  Mas com o disse a idéia era boa a forma como ela tentou resolve-la nem tanto. Achei infantil! Ela tem trabalhos melhores.

 

Anúncios

6 comentários em “Cuide-se Sophie Calle

  1. Simonetta

    Impressionante como instituições em geral, além do Ministério da Cultura, investiram em eventos para comemorar este Ano da França no Brasil. Lembro q no Ano do Brasil na França tb foram empresas e instituições brasileiras q tiveram q bancar a nossa arte por lá. Digo isso, pq esta exposição da Sophie Calle tinha muito mais de apelo mercadológico, de competente jogada sensacionalista do q arte com qualidades maiores.
    Acho seus argumentos bastante procedentes. Boa – por exemplo – a sua questão…qual o e-mail q deu origem à toda a polêmica???
    Não cheguei a visitar a exibição, mas sei q os organizadores disseram tratar-se “da mais importante artista visual da atualidade”. Acho um pouco demais, mesmo q o investimento tenha sido bem alto e pago com os benefícios das “leis de incentivo à cultura”.

  2. Ontem vi pela segunda vez a exposição, e pela segunda vez achei a instalação perfeita.
    Sim o resultado final parece uma jogada de marketing, mas não me parece que esse foi o motivo para a realização desse trabalho, o marketing em cima do tema foi uma consequência por ser uma das principais artistas francesas.
    Perguntar sobre o email que deu origem a essa resposta acho irrelevante, se o “start” para esse trabalho saiu da cabeça da Sofia Calle ou de sua imaginação, não invalida em nada o processo que foi desencadeado para discultir as relações amorosas contemporâneas e a influência da tecnologia para esfriamento dessas relações.
    Vejo a exposição como um trabalho das mulheres convidadas e não apenas da Sofia, as diferentes reações, espontâneas ou não, sobre o assunto nos mostram a complexidade humana, mais precisamente feminina, diante de uma situação ruim e incomoda. Houveram resposta a favor da Sofia e outras contra.
    Em uma obra tão abrangente que envolve tantas linguagens, e não estou falando somente de imagem ou video, mas também a questão do poder da palavra e as relações linguísticas, não vejo muita importância em ela ser ou não fotógrafa, mas mesmo assim ela produziu ótimos retratos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s