Pós-graduação em fotografia

Os cursos de especialização em fotografia estão se multiplicando pelo Brasil. Sorte nossa. Além da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o mais antigo, por sinal, já tínhamos o da Univali. Agora mais três novos cursos: dois em Curitiba e um em Recife: na Unicuritiba Anuska Lemos está coordenado a pós em “Poéticas Visuais”. As inscrições vão até o dia 30 de março. Ainda na capital paranaense, inicia no próximo dia 27 de março o curso “Fotografia e Imagem em Movimento, coordenado por Joseane Daher. A aula inaugural será dada pelo fotógrafo Klaus Mitteldorf. Já em Recife, com início também previsto para o final de março,  é a Faculdade Marista, que inaugura a pós em fotografia na capital pernambucana. Isso sem falar no mestrado em Comunicação Visual – ênfase em fotografia, ministrado também na UEL. Mas, para o mestrado e especialização em Londrina,  as inscrições são no segundo semestre.

Anúncios

9 comentários em “Pós-graduação em fotografia

  1. Olá Simone, Tudo bem?

    Em primeiro lugar, gostaria de me apresentar. Meu nome é Andressa, e trabalho na equipe de relacionamento web do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade (http://www.comunicacaoesustentabilidade.com) e do concurso de fotografia criado pelo evento. Um dos objetivos deste trabalho é promover o diálogo do evento com os internautas.

    Vi que o seu espaço trata desse tipo de assunto e gostaria de contar sobre o concurso “Fotografia: Comunicar para não esquecer”,lançado pelo Fórum no dia 20 de março.

    O evento premiará os melhores talentos que retratarão a sustentabilidade tendo como cenário a região centro-oeste do País. As imagens dos candidatos selecionados serão divulgadas durante uma exposição institucional que acontecerá nos dias de realização do evento. Além disso, os três primeiros colocados ganharão prêmio em dinheiro e as fotos serão publicadas em livro que será lançado no segundo semestre de 2009.

    Se houver o interesse, gostaríamos de convidá-la a participar do concurso e, se achar interessante, divulgar a informação para os seus leitores. Caso queira saber mais, o site é: http://www.comunicacaoesustentabilidade.com/concursofotografia

    O que acha da idéia?

    Qualquer dúvida estou à disposição!

    O meu e-mail é forumnaweb@comunicacaoesustentabilidade.com

    Obrigado e um abraço,

    Andressa

    Equipe de Relacionamento Fórum na web
    forumnaweb@comunicacaoesustentabilidade.com
    http://www.twitter.com/segundoforum
    http://www.flickr.com/segundoforum

  2. Pois é, querida Simonetta… Só espero que não sejam mudanças apenas quantitativas – no sentido de mais cursos em nível de pós-graduação serem ofertados -, mas também, e sobretudo, qualitativas… Porque para que um curso tenha a possibilidade de se fazer, minimamente ele tem que possibilitar a busca, gerando as inquietações, os questionamentos. E isso implica em um aprofundamento intelectual (empírico e conceitual) que muitas vezes não vemos por estes cursos… Isso porque o seu material humano (corpo docente) muitas vezes está impregnado ou de visões românticas ou utilitaristas sobre a imagem… pode parecer até um certo niilismo dizer isso, mas não é… Até porque acredito que um dos poucos encontros que tive(no sentido empreendido por Deleuze, ou mais historicamente, por Spinoza) numa destas pós-graduações foi justamente com a tua fala.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s