Curso Lightroom 2.0 em podcasts

Clicio Barroso, fotógrafo de moda e publicidade, mas também conhecido por seus concorridos workshops sobre o Lightroom está disponibilizando agora o curso em podcasts. Clicio respondeu algumas perguntas para explicar melhor este seu mais recente projeto.

podcast02

1. Fale sobre este projeto?  O projeto é antigo; permitir acesso irrestrito e gratuito a conteúdos educacionais é o caminho correto e que faz mais sentido nos dias de hoje. No caso específico do Lightroom 2.0, que não tem manual em português, e nem livro escrito (hehehe, eu sei, não deu tempo…), achei que ir postando os casts de quinze em quinze dias ajudaria a muita gente, e democratizaria ainda mais a distribuição de conteúdo. Além disso, eu gosto de gravar os episódios, editar no After Effects, sincronizar. Me divirto bastante.

2. O que é um videocast? Podcasts, originalmente apenas disponíveis em audio, são episódios periódicos comparáveis a programas de rádio, com a vantagem do espectador poder conservá-los em seu computador ou celular, e assisti-los a qualquer momento de sua conveniência. Videocasts, a evolução natural dos podcasts,  tem o seu modelo baseado exatamente nas redes de canais de televisão, tanto as abertas como pagas. São também programas ou episódios em vídeo que também podem ser assistidos a qualquer momento,  o que os torna muito confortáveis para o espectador. No site que hospeda os episódios, também há a possibilidade do usuário/espectador se inscrever, com um simples clique em RSS-Feed, e assim passar a receber avisos automáticos toda a vez em que houver um novo episódio disponível.

podcast03

3. Por que isso é bom?  Porque tutoriais de qualidade, gratuitos, que podem ser vistos de três formas, facilitam a vida de muita gente que precisa aprender e não sabe para onde correr.

Os episódios podem ser vistos online, em alta resolução (800x600px), podem ser baixados para os computadores em vários formatos e tamanhos, e podem ser sincronizados pelo iTunes, para iPods, iPhones, TVs e PDAs. Bem conveniente, agora que há de fato um esforço pela inclusão digital; os episódios podem ser acessado e vistos de qualquer lugar.

 

4. Como o aluno pode tirar dúvidas com você? Por e-mail, que respondo pessoalmente, ou pelas listas de discussão, o que acho mais democrático, já que muitos tem sempre as mesmas dúvidas. Há o projeto de se colocar um FAQ no site, assim como a possibilidade de um chat, mas são planos para o futuro.

O importante agora é a facilidade de acesso, o fato do conteúdo ser didático e relevante para os fotógrafos, e a regularidade dos episódios.

 

Para saber mais acesse aqui: http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html

No iTunes: Buscar por Lightroom em português, na área de podcasts (loja americana), e se subscrever. 

 

Anúncios

4 comentários em “Curso Lightroom 2.0 em podcasts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s