No meio do caminho havia….muitas pedras!

andre

 

Há tempos que André François com seu ImagemMagica se preocupa em realizar trabalhos de cunhos social e com um retorno para as comunidades retratadas. Muito antes disso virar moda, ou no mais das vezes demagogia assistencialista. Eu o conheci ainda no século passado – literalmente – quando estava iniciando e foi se encontrar comigo levado pela Paula Blandy que começava a estagiar com ele e hoje é diretora do ImagemMagica. E ele continua da mesma forma: persistente e fazendo o que acredita, o que acha que é necessário. O trabalho reunido em seu mais recente livro (aqui também uma edição do autor, com patrocínio da Roche Produtos Químicos e Farmacêuticos)  “A curva e o caminho, o acesso à saúde no Brasil“, iniciado em 2005, sintetiza sua busca e sua necessidade de se colocar como cidadão.

andre11

Suas imagens acabam por dar voz àqueles que não recebem um direito básico, fundamental, que é o direito à saúde. Não é um livro sobre doença, mas sobre sobrevivência dos pacientes e dos médicos, por que não? É um complemento de seu livro lançado há dois anos: “Cuidar: um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil”. Com edição de fotografia de Eder Chiodetto, a narrativa imagética é completada por textos, frases e depoimentos colhidos pelo fotógrafo em suas andaças, assim como por suas anotações recolhidas provavelmente de seu diário de viagem.

andre2

Andre François é silencioso, suas imagens também o são. Sua fotografia não é jornalismo, não é publicidade nem proselitismo. É narrativa, conto, prosa! Com sua câmara, André, descobriu uma maneira de compreender o mundo, pelo menos o mundo que ele vê. Suas fotografias são vetores de significados, questionam, apontam e não definem. Mas o Brasil foi apenas o começo. Agora,  pretende viajar  o mundo sempre discutindo o mesmo tema. Quando passa André François não deixas suas pegadas, mas deixa seu rastro em forma de imagem.

Anúncios

3 comentários em “No meio do caminho havia….muitas pedras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s