Bandeiras, bandeiras e mais bandeiras

Continuando no conflito, no começo do ano apareceu nos jornais uma foto feito por Mohammed Saber, fotógrafo da agência EFE e que está fotografando o lado palestino. Uma palestino que coloca uma bandeira do Hamas sobre os escombros.  Imediatamente me lembrei de outras bandeiras, também utilizadas durante guerras, conflitos e conquistas. Não vou nem entrar aqui, porque não quer0, na questão da montagem das fotos. Estou interessada em colocar a retórica imagética. Uma imagem que remete ao tempos mais antigos, cruzadas, colonias, tomadas de terra, etc. O clichê que funciona.

bandeira1

 

 

Em 1945, temos a famosa foto de Joe Rosenthal (1911-2006), no Monte IwoJima.

joe

Também em 1945, o fotógrafo soviético Yevgeni Khaldei (1917-1997), fotografa um soldado  com a bandeira soviética no alto do Reichstag, em Berlim.

bandeira

Anúncios

3 comentários em “Bandeiras, bandeiras e mais bandeiras

  1. A primeira e a segunda são legítimas, filhas do momento decisivo sem armação; a do Joe, ele pede para fazer a foto depois que um sargento já havia feito algo parecido. Joe foi lá e pediu para a moçada montar a foto prá ele.

    Não tenho certeza – vou ver à noite -, mas parece que o Instante Contínuo trás alguma coisa…. Ou será que é o Pictura Pixel que esmiuça a tal história? Em uma dessas duas fontes tem a montagem da foto. É o tal “faz de novo…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s