O olhar de Luiz Braga no mercado Ver-O-Peso

luizParticularmente sempre gostei do trabalho do Luiz Braga. Ele tem uma sutileza e uma delicadeza para descobrir coisas que realmente emociona. Para quem acompanha meu trabalho, já deu para perceber que o que me encanta é a fotografia não tão trabalhada, não tão resolvida, não tão bem acabada. Por que isso, para mim, não faz parte da ontologia da fotografia. Ou como bem disse Roland Barthes num texto escrito nos anos 70 (muito antes do seu “Camara Clara”, nem tão bom como dizem): “imagens que são muito intecionais para serem fotografias e muito exatas para serem pintura, perdendo ao mesmo tempo o escândalo literal e a verdade da arte”.

Assim para mim são as fotografias de Luiz Braga: instântaneos, recortes, detalhes, momentos. Pensados, mas sem muita elaboração, já que isso é material para os teóricos da imagem (sim, eu me incluo nessa), sentidos, vividos.

Hoje à noite, em São Paulo ela lança o livro “Crônica fotográfica  do universo mágico no mercado ver-o-peso”. Um livro não tão perfeito, não tão exato, mas por isso mesmo, um livro que nos dá vontade de quero mais.

Crônica Fotográfica do Universo Mágico no Mercado Ver-o-Peso. De Luiz Braga. 132 págs. R$ 45. Livraria da Vila/ Casa do Saber. Rua Dr. Mário Ferraz, 414, 3073-0513. Hoje, 19 h

7 comentários em “O olhar de Luiz Braga no mercado Ver-O-Peso

  1. Muito bem, gostei de seus comentários a respeito do Luiz Braga. Como dizia Cartier-bresson, sempre êle, “quando você procura, você não acha”.
    De fato, fotografia mesmo, pq sómente ela pode fazer isto, é alimentada pelo imprevisível.
    E o nosso amigo Farkas passou bem a noite e já está querendo sair para as baladas.
    Bjs
    O acima assinado

  2. Oi Simonetta, gostei muito de perceber que partilhamos a descrença pelas imagens intencionais e exatas tal como o texto (esse sim exato) de Barthes descreve.
    Vou anotar no meu caderno, pois ele traduziu em palavras o que eu acredito e professo.
    Aviso aos amigos que o DVD ainda está para ser distribuído e que ontem limpei a minha caixa. Aproveito para passar o email bragafoto@uol.com.br
    Beijos,

Deixe um comentário

