José de Souza martisn, fotógrafo e poeta

livro1A Editora Edusp, dentro de sua coleção “Artistas da USP”, acaba de laçar livros com fotos e poesias do sociólogo José de Souza Martins. Textos e imagens, segundo as próprias palavras do professor, nasceram concomitantemente: “enquanto fotometrava, enquadrava e concebia a fotografia que pretendia fazer, as imagens imaginadas me expunham a sua fala contida, como se as coisas inertes alí na minha frente, ao desenharem formas e cores cambiantes, quisessem ser ouvidas. Outras vezes eram as pessoas invisíveis nos cenáreios vázios que me pediam a palavra ou que sussuravam no meu ouvido a cantilena de sua ilusória ausência. Pediam-me que traduzisse também em palavras seu conteúdo dissimulado ou sua presença invisível nas ruínas de um perecimento real e verdadeiro”.

São imagens feitas em Parabiacaba, numa antiga fábrica de São Caetano, as ruínas de uma outra indústria. Olhar de um sociólog que se interrroga, que registra como ele mesmo diz “os retratos do silêncio”.

Deixe um comentário

