Notas de Paraty III: A delicadeza da cor!

Outra entrevista fantástica foi a do fotógrafo Luiz Braga, entrevistado pelo curador da Pinacoteca Diogenes Moura. Esta também uma entrevista que saiu fora dos padrões, no sentido que Luiz e Diógenes há muito se conhecem, conversam,portanto mais uma conversa de bar. Luiz também mostrou um pedaço de seu DVD: “Lugares do Afeto” – que será lançado no dia 17 de setembro no MAM em São Paulo. Em seguida falou de sua paixão pela fotografia e do afeto que desenvolve pelos lugares e pessoas fotografadas. Discorreu sobre seu início na fotografia, falou daquilo que o toca, da delicadeza da imagem, mas acima de tudo trouxe em sua fala algo que, eu acredito, deveria estar na cabeça de todos os fotógrafos: a necessidade de experimentar.

Anúncios

7 comentários em “Notas de Paraty III: A delicadeza da cor!

  1. Olá!
    Simonetta!

    Prestigiamos seu trabalho aqui no blog há algum tempo!
    Além de parabenizar gostariamos de agradecer também, por tantas imagens e críticas que nos possibilitam transferir o olhar e o pensamento, muitas vezes perdidos!
    Aqui quem fala é o casal Debora e Deivy! Recentemente criamos um blog para abrigar as fotos do Deivy e meus textos, nada muito profissional de minha parte, que escrevo por desabafo ou mesmo pelo desconhecido.. mas as fotos são objetos de arte realmente, e estamos expondo quase que diariamente no endereço diariodeummmonoculo.blogspot.com
    Conheci seu trabalho através do Deivy que é leitor assíduo(!!), sou estilista e quase não tinha contato com fotografia, há um ano estou completamente envolvida e apaixonada. Farei minha monografia sobre fotografia de moda e já está em minha lista bibliográfica a publicação do Senac de sua assinatura. Desde já, gostariamos de te convidar a conhecer o nosso trabalho e deixar aqui um abraço e um click!
    Dos amigos, Debora e Deivy Teixeira.

  2. Olá Simonetta! Maravilha o trabalho do Luiz, já acompanho faz tempo e tive a oportunidade de fazer o workshop dele lá em Paraty, que foi ótimo! Estava encantada até assistir ao documentário no último dia do festival…que pena, conseguiram passar uma outra imagem dele que nada tem a ver com a poesia das suas fotos. Um exemplo do quanto se pode estragar um trabalho pois o filme não emociona, é ufanista e não é aquele Luiz Braga que vimos em Paraty…
    O que dizer??…
    Bjs!

  3. Acabei de conhecer o blog! Lamento que a percepção que a Luciana teve do DVD foi ufanista e pior, que essa percepção tenha desencantado um trabalho de mais de 30 anos dedicados a fotografar, expor, experimentar, arriscar. Aliás, o seu registro carinhoso era sobre a entrevista. Quando aceitei a sugestão do Paulo Herkenhoff de registrar minha carreira em DVD enquanto havia memória e disposição não tinha um propósito ufanista. Entreguei a tarefa a uma diretora talentosa e idonea, que, não interferiu nem orientou os entrevistados em suas falas. No entanto é importante ressaltar que o DVD foi criado por ocasião da justa celebração pelos meus 30 anos de carreira e talvez isso tenha colaborado para essa conotação que Luciana menciona. Tenho muito orgulho do que faço e certeza de que não fotografo para virar celebridade como tantos e sim para satisfazer uma vontade íntima de povoar de luzes o meu território do olhar. Bjs e parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s