Machado de Assis nos ensina a ver

Já é velha conhecida a frase de Cristiano Mascaro: “quer ser fotógrafo, vá ler Machado de Assis”. Pelas suas narrativas, pelo seu jeito de nos contar histórias o “bruxo de Cosme Velho” nos dá verdadeiras aulas de como observar, de como olhar: matéria prima de todo e qualquer fotógrafo. Ele nasceu em junho de 1839 – dois meses antes da Acadêmia de Artes e Ciências de Paris, anunciar a invenção da fotografia. Neste ano, porém – como todos já sabem – o que está sendo lembrado é o centenário de sua morte. O Instituto Moreira Salles, lançou o Caderno de Literatura 23 dedicado ao escritor. Coube a Edu Simões, que aliás participa dos Cadernos desde o nº 1, fazer a geografia pessoal de Machado. Em seus ensaios Edu nunca ilustra as obras dos autores, mas procura nas imagens de hoje os rastros dos personagens e lugares que aparecem nas páginas da literatura. Não diferente com Machado de Assis: “o eco dos inesquecíveis personagens do Bruxo do Cosme Velho reverberando na Rio de Janeiro de hoje, foi a forma que encontrei para me inspirar na realização do ensaio fotográfico”.  Como sempre fotografias de excelente qualidade! 

Anúncios

3 comentários em “Machado de Assis nos ensina a ver

  1. Olá Professora!!!!

    Machadão é foda msm, mas na verdade ler um bom livro é essencial para aguçar o olhar!!

    E já q estamos falando sobre Machado é bom lembrar q o museu da língua portuguesa vai abrir uma exposição homenageando e ‘descanonizando’ o escritor! Acho q vai valer a pena conferir!!
    E já q estamos falando de exposições, o MAC está com uma de fotografia q é simplesmente foda com mais de 100 fotos de fotógrafos modernos e contemporâneos! Essa realmente vale a pena, valeu as quase 3hrs q fiquei lá dentro!!

    Grande beijo e até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s