Onde está Wally?

Desde que o senso comum se deu conta que as imagens podem ser manipuladas, que este assunto virou o tema do dia. Não que eu defenda imagens adulteradas ou manipuladas, nem pensar, mas sorrio quando vejo que  aqueles que acreditavam na imagem como dogma, como prova, são hoje os que querem achar manipulação em tudo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra! Mesmo assim, sem dúvida este é o assunto do momento, tanto que uma exposição na Suiça mostra fotos que adulteraram a história . Na revista Scientific American do Brasil (esquisisto, não) do mês de julho tem uma matéria redigida por Hany Farid, professor de ciência da computação que nos ensina como reconhecer uma imagem que foi adulterada pelo computador. Como ele mesmo afirma, imagens toscas, são fáceis de serem detectadas, mas aqui estamos falando de imagens adulteradas por profissionais e que fica difícil  perceber onde e como foi! Então ele nos mostra sites e programas digitais que nos ajudam e ensinam a perceber a manipulação. Vamos brincar de “onde está Wally!”.

Anúncios

2 comentários em “Onde está Wally?

  1. Saturação, contraste, cor, foguete, cisco. Cisco doi na mente igual como se fosse na vista. Aquela coisa chata. Para uma salvação justa, tenho um exemplo: tenho uma foto feita nos anos oitenta com diapositivo que perdeu um pouco seu viço. Fazer o que? Aquecer e deixar perto do que era antes. O cuidado esta na maneira como se faz este aquecimento, até porque nem toda comida requentada é lá muito bom. As vezes até queima.
    O cuidado está em não deixar azedar o prato de pois de tanto trabalho… Qualquer tentação pode enviar reputação do sujeito pra latrina, que é o caminho certo. Alguns fotógrafos americanos de jornais, revistas ou de agências que falem o quanto é indigesto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s