Equívocos comuns sobre a imagem

Foi publicado ontem no caderno Cultura do jornal Estado de S.Paulo, meu texto, ou melhor resenha sobre o livro “8XFotografia”, (Companhia das Letras, R$ 41). Para quem não é assinante, deixo aqui o link. Como digo no início do texto, todo livro teórico sobre fotografia no Brasil é sempre bem-vindo, pena que a fotografia ao invés de ser a protagonista fica quase sempre em segundo plano, embora a sinopse diga o contrário. Adorei o texto do sociólogo José de Souza Martins. É imperdível! Soube que está para ser lançado um livro dele (pela editora Contexto – parece que os originais já estão no prelo) sobre Sociologia da Fotografia e da Imagem. Acho que teremos uma bela leitura a ser feita!

5 comentários em “Equívocos comuns sobre a imagem

  1. Oi Simonetta, olha eu aqui novamente, me desculpe se estou exagerando (post acima e outro logo abaixo), mas não dá pra deixar de postar um comentário aqui. Hoje numa livraria casualmente vi 8XFotografia. O texto do Cristiano Mascaro sobre o Robert Frank é perfeito. Muito bonito. Li ali mesmo duas vezes. Texto de mestre que conhece seu ofício sobre outro mestre. Não comprei o livro porque estou quebrado e terminando “Homem Comum” do Philip Roth que comprei semana passada. Mas se tiver outro fotógrafo quebrado como eu lendo o blog, vale a pena ir na livraria e ler o texto do Cristiano Mascaro sobre o Robert Frank.

Deixe um comentário

