Entre no seu molde

Sonia Cunliffe é peruana. Eu a conheci aqui no Brasil, quando foi minha aluna no MAM. Sonia estudou Artes Plásticas e Fotografia com grandes nomes desta área no Brasil, como Otto Stupakoff, Agnaldo Farias, Rubens Geschman, entre outros. Também estudou Artes pLásticas no México. Morou algum tempo no Brasil, mas há dois anos voltou para o Peru. E foi lá que realizou sua primeira exposição individual: Moldes Mujeres/Moldes, Moldes Mujeres.

Um trabalho delicado e sútil que retoma antigas imagens reencontradas em baus familiares e as associa aos antigos moldes de costura, uma época em que a costureira ía até as casas das freguesas e adaptava a roupa ao corpo da cliente e não contrário.

Neste ensaio Sonia explora a questão do feminino, quando as mulheres orgulhosas de seu corpo queriam ser vistas como eram. Ao nos propor um molde para que nos encaixemos, Sonia brinca com esta obsessão da mulher conteporânea pela perfeição. Uma mulher que se adequa a um molde previamente inventado pela mídia. A sua brincadeira se dá entre essência e aparência. Aliás, uma busca cada vez mais frequente em nossa arte.

Anúncios

4 comentários em “Entre no seu molde

  1. Embaixo de um texto criticando a adequação da mulher aos padrões estabelecidos pela mídia tem um anúncio de desodorante que promete reduzir os pelos das axilas.

    Aliás, de uma marca que ridicularizou a imagem da mulher recentemente em um de seus comerciais, mostrando um grupo de funcionárias cavando um túnel para chegar a uma liquidação dentro de um shopping center.

    Obviamente não sei se foi consentido o anúncio sob o texto, mas ficou incoerente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s