Absolutamente sem graça

A notícia já tem algum tempo, mas só agora decidi escrever. Este novo software Smile Check apresentado pela FotoNation (leia nota no Fotosite) que vem embutido nas novas câmaras digitais e só fotografa quando todo mundo estiver sorrindo, é uma verdadeira bobagem. Quem disse que a gente tem que sorrir nas fotografias? Por que? E se eu não quiser? Como fica, não consigo fazer fotos? Esta mania de determinar qual a imagem certa passou dos limites. Até mesmo os olhos vermelhos – horror para vários fotógrafos – podem ser incluídos como linguagem se eu quiser. E como definir a forma de representação? De novo o problema não é que todos fotografam, mas o mau uso da imagem. Cada vez mais a indústria procura determinar qual a forma correta de fotografarmos ou representarmos alguma situação. Com relação às imagens feitas por amadores, nos anos 60, o sociólogo Pierre Bordieu, à pedido da Kodak que estava para lançar a Instamatic, realizou uma grande pesquisa para saber porque as pessoas fotografam e o que fotografam. O resultado foi o livro Fotografia un arte medio”, editora Gustavo Gili, escrito em parceria com outros autores como Luc Boltanski, Robert Castel, Gérard Lagneau entre outros.  O título original em francês é: Un art moyen- Essai sur les usages socieaux de la photographie”Les Edition de Minuit. Neste livro – muito interessante, por sinal – Bordieu e companheiros tentam descobrir o que fascina os amadores, o que os leva a fotografar e chega à conclusão de inúmeras regras que eles se colocam antes do click. Claro que muitas a publicidade  acaba impondo. Agora só fotografar quando todos estiverem sorrindo? Eu particularmente não acho a mínima graça! E vocês?

Anúncios

13 comentários em “Absolutamente sem graça

  1. Sabe que quando eu fiquei sabendo isso foi numa mesa de bar onde meu amigo estava com a namorada e ela com sua câmero Sony Cybershot nova. Tudo em touch screen e quando ele me disse “espera olha isso aqui” não entendi muito bem!

    ele muito empolgado: “Sensor de sorriso, vc sorri e ela bate sozinha”

    Pensei que coisa de preguiçoso, vc somente aponta e espera e não faz nada!

    As vezes a tecnologia atrapalha ao invés de melhorar.

  2. A tristeza é perceber como as pessoas (nós, muitas vezes) acolhem, aceitam, dizem sim, acham ótimo, as babaquices todas que nos impõem. A tristeza é perceber como a criatividade, o novo, o diferente, o que nos toca, o que nos incomoda, os fora do padrão, são cada vez mais empurrados para a margem. A tecnologia pode servir ao embotamento ou à expansão da nossa potência. O capital só quer vender, claro. Será que dá prá produzir uma câmera que se negue a fotografar imbecis? rs

  3. Esta vertente das empresas, de criar máquinas cada vez mais independentes, chega a dar arrepios. Imagine se o fotógrafo alemão Erich Solomon (1896-1944), considerado o pai do fotojornalismo, tivesse um equipamento desses em mãos? Certamente iria se horrorizar, porque lutou tanto para a consolidação da Candid Photography, a fotografia não-posada, onde o fotografado não conseguia se preparar para imagem, obtendo com isso um resultado vivo, pulsante, nem sempre feito de sorrisos, mas com a essência captada naquele exato momento.
    É bom que fiquemos atentos e realmente, não deixemos que as empresas tirem de nós o que mais nos impulsiona na fotografia: o flagrante, a hora certa, o take eternizado.

    Abs
    Roberto Mancuzo

  4. No meu modo de ver acho uma propaganda de marketing que as empresas, vem atuando cada vez mais.Acho que a fotografia ela fala por si só. Já dizia mestre Bresson e o momento decisivo.A fotogafia a cada dia e a cada momento vem sendo banalizada, isso é uma questão a ser refletida entre nós.

    Nário Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s