As vistas de Maurício

Nos últimos tempos cada vez mais temos asistido a exposições cujo tema central é a paisagem. Fruto de um interesse e uma preocupação cada vez maior com a degradação do meio-ambiente, fruto do cansaço de temas urbanos, fragmentos, pedaços, fotos que tem pressa.

E a paisagem é também o tema escolhido por Mauricío Simonetti fotógrafo há mais de 27 anos e que teve desde sempre o mato, a natureza como fonte de inspiração. Imagens gravadas na memória de sua infância quando com o pai pescava às margens do Rio Tietê. Anos mais tarde ao começar na fotografia, seu interesse se voltou para os fenômenos naturais. Não de forma exótica, nem para produzir livros que recobrem mesas e que nunca serão abertos, mas como forma poética . Maurício fotografa como se desse voz à natureza, como se ele fosse um intermediário e pudessemo ouvir o sussuro da água, das plantas e o azul do céu. Um impressionista fotográfico.

Estas imagens podem ser vistas a partir de hoje na Caixa Cultural da Praça da Sé. São 18 fotografias resultado de um trabalho desenvolvido digitalmente nos últimos dois anos. Como já escrevi há alguns dias, que bom recobrarmos o tempo da contemplação. Ver imagens que não gritam, que falam baixo sem deixar de serem contundetes.

Anúncios

3 comentários em “As vistas de Maurício

  1. Faço das palavras Thiago as minhas, Simonetta. Sou Rogério (outro aluno da pós, hehe). Como disse o Guilherme (um outro aluno), a gente só fez a pós por causa da dupla Simonetta e Thales.

    Blogs são ótimos para manter esse contato, aproximar, ser mais informal, etc. Li alguns textos teus (mais antigos) no Fotosite. Comentava com colegas que, apesar desse conteúdo de história da fotografia ter sido passado e repassado em outras disciplinas, a tua abordagem é a mais lógica (por trabalhares com isto, óbvio) e nos fez perceber nuances que passaram em aulas anteriores (sem desmerecê-las, é claro).

    Eu, particularmente, não trabalho diretamente com fotografia. Sou repórter, mas de texto. Mas sempre tive aquela coceira por fotografia, fotojornalismo e, nas poucas horas de folga (bom seria ir além do hobbie), leio a respeito, vejo fotos. Curto bastante a parte teórica também. Andava até meio afastado da pós, mas tuas aulas voltaram a dar um gás nessa reta final de projeto e tudo mais.

    Abraço Simonetta, obrigado pelas aulas. Voltarei aqui mais vezes.
    Rogério Kreidlow.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s