Muita calma nesta hora!

Tenho acompanhado, acredito que como muitos, a busca da garota que se recusou terminantemente em apertar a mão do então presidente do regime militar João Batista Figueiredo. O fato foi registrado pelo Guinaldo Nicoalevsky. A história foi trazida à tona pelo Pictura Pixel e depois ecoou por vários órgãos de imprensa, veja matéria no Estadão, que agora buscam a menina!

Fiquei pensando e tenho algumas questões para dividir, melhor, dúvidas: por que queremos saber quem é a menina?  Será que temos a ilusão de acreditar que uma garota de 5 anos teria uma postura ideologica, não se trataria de birra infantil?

O que quero colocar – que a ídéia está no retrato do Guinaldo. Se não soubessemos que era o fotógrafo, aí sim, valeria a pena correr atrás e saber. O importante nesta história – me parece- é o resgate da obra fundamental do Guinaldo Nicolaevsky e suas contribuições ao jornalismo brasileiro, durante 50 anos. É ele o grande protagonista da imagem e não a garota. Foi ele que teve  olho e a presença de espírito – que tanto falta aos fotojornalistas de hoje – de perceber que algo iria acontecer – ou não –  e que ele teria em mãos uma bela imagem que provavelmente faria história. Tanto que a matéria do Jotabê Medeiros, vai nesta direção, contar a vida do Guinaldo!

Saber quem é a menina…não me parece nada bom. É tirar a fala da imagem, a proposta da imagem. Quando traduzimos em geral ao coisas empobrecem. Vamos deixar a menina de lado e vamos em busca, sim dos precursores do fotojornalismo brasileiro. Uma história que ainda está para ser contada!

 

Anúncios

6 comentários em “Muita calma nesta hora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s