Aviso aos navegantes: prêmio FCW prorroga inscrições!

A Fundação Conrado Wessel prorrogou até 31 de março o prazo das inscrições para a próxima edição do Prêmio FCW de Arte 2007, atendendo a pedidos de alguns fotógrafos por dificuldades técnicas no envio de sua ficha de inscrição em decorrência de alterações promovidas no “site” www.fcw.org.br.

O objetivo é permitir que todos os profissionais interessados tenham o tempo necessário para participar, seguindo as regras estabelecidas para o concurso. A data limite para as inscrições prevista inicialmente era 10 de março.

A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no “site” da Fundação Conrado Wessel .

Os fotógrafos interessados, que tenham trabalhos comprovadamente veiculados em mídia impressa nacional ou internacional, podem concorrer em duas categorias:

“Fotografia Publicitária” e “Ensaio Fotográfico”.

Essa nova edição do Prêmio FCW de Arte conta com alterações no regulamento da categoria “Ensaio Fotográfico”, na qual concorrem trabalhos constituídos por um conjunto de no mínimo 5 e no máximo 20 imagens, que podem ter sido produzidas em épocas distintas, mas devem ter sido publicadas de uma única vez em mídia impressa.

Serão permitidas as inscrições de ensaios veiculados entre 01 de janeiro de 2003 e 15 de dezembro de 2007, com o tema “Brasil: a questão socioambiental”, com abordagens que tenham a natureza ou a relação do ser humano com o seu meio.

As inscrições para a categoria “Fotografia Publicitária” seguirão as mesmas regras das últimas edições. Podem participar os fotógrafos de publicidade de todo o país, com até dois trabalhos veiculados em mídia impressa, entre 16 de dezembro de 2006 e 15 de dezembro de 2007. Continua valendo a obrigatoriedade de uma agência de publicidade na intermediação da veiculação do anúncio do qual a imagem faz parte. Além disso, a autoria só será válida quando o fotógrafo responder por, no mínimo, dois terços da imagem, devidamente comprováveis em caso de eventual auditoria.

A exemplo das edições anteriores, os trabalhos inscritos nas duas categorias do Prêmio FCW de Arte serão julgados por uma comissão composta por alguns dos maiores nomes da fotografia brasileira. O primeiro e o segundo colocados em cada uma das categorias receberão, respectivamente, R$ 115 mil e R$ 28 mil, incluídos os encargos fiscais.

Livro comemorativo e exposição

As 100 imagens escolhidas pelo júri do Prêmio FCW de Arte integrarão um livro e uma exposição. A mostra deste ano, realizada entre o final de outubro e o início de novembro, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, foi vista por mais de 12 mil pessoas, entre fotógrafos profissionais, estudantes e público em geral.

Esta foi a primeira vez que a exposição foi realizada fora de São Paulo.

Entre as fotografias que compunham a mostra estavam as imagens vencedoras de Tiago Santana , com o tema “O Chão de Graciliano”, sobre o sertão brasileiro, que conquistou o primeiro lugar da categoria “Ensaio Fotográfico, e de Gustavo Rodrigues de Lacerda , que ganhou na categoria “Fotografia Publicitária”  com o trabalho “Tim: viver sem fronteiras”.                                                                     

Anúncios

Um comentário em “Aviso aos navegantes: prêmio FCW prorroga inscrições!

  1. Oi, Simonetta, tudo bom?

    Isso não é bem um comentário sobre um post, mas como não achei o teu endereço de e-mail no blog, aqui vai.

    O Carlos Castilho publicou no blog Código Abreto, no Observatório da Imprensa, que “Fotos estrangeiras recebem mais destaque que as nacionais nas principais páginas noticiosas na web brasileira”.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id=38789EC7-9788-4085-B8B9-221A740B451C

    É a constatação de um estudo, mas não há nenhuma explicação do porquê. Fiquei curioso. Será que o motivo é a falta de fotógrafos nas redações on-line brasileiras, o que leva a cobertura de menor número de pautas e, consequentemente, de opções na hora da edição? Ou o material das coberturas feitas pelo pessoal daqui não tem tanto apelo? Enfim, tens algum palpite?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s