Todos os olhares desfeitos e refeitos

cristiano-mascaro-salvador-1989-fotografia.jpg

Cristiano Mascaro abre hoje – no Instituto Tomie Ohtake –  exposição para a qual selecionou 50 imagens – muitas delas inéditas. Uma panorâmica de seus 40 anos de atividade fotográfica. É a primeira vez que ele desvincula uma exposição de um projeto definido. Ao mesmo tempo também lança o livro “Desfeito e Refeito” que faz parte da Coleção Educação do Olhar  da Bei Editora . O livro também traça sua trajetória na fotografia, suas influências tanto fotográficas, quanto literárias.

cristiano-mascaro-cuiaba-1980-fotografia.jpg

Conhecemos muito de Mascaro, seja por seus livros, exposições e palestras. Mas ver o desenvolvimento, ou melhor o percurso de seu olhar, nestes anos todos é perceber como nosso olhor cresce se transforma, mas como também se mantém coerente com uma estética que fez a fotografia ser reconhecida como expressão autônoma muito antes destas experimentações de estética vazia que invadem as galerias de hoje.

Para quem é assinante do Estadão – tem matéria minha hoje.

Anúncios

6 comentários em “Todos os olhares desfeitos e refeitos

  1. Simonetta,

    Obrigada pela referência delicada ao texto do “Desfeito e refeito”. O texto costuma passar meio despercebido nesses casos (sobretudo quando é suporte para uma obra tão grande e rica como a do Cristiano): só aparece quando alguém descobre nele alguma bobagem. Aproveito para cumprimentá-la pelo seu blog, que (vergonha) ainda não conhecia — serei sua leitora!

    Um abraço,

    Laura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s