Reaparecem os negativos perdidos de Robert Capa

capa1.jpg O New York Times deu a notícia e mostrou algumas imagens hoje. A mala desaparecida de Robert Capa , cheia de negativos reapareceu e foi  entregue ao International Center of Photography, em Nova York . Agora a salvo,  estão sendo restaurados pelos técnicos e em breve, espera-se,  poderão ser vistos pelo público. Mas vamos aos fatos, ou ao que sabemos deles: 1939 – Robert Capa, de origem judia, é obrigado a abandonar Paris e mudar para os Estados Unidos para fugir das tropas nazistas. Na fuga, deixou num laboratório parisiense uma mala com seus negativos. Nunca mais se soube deste material e segundo contam, o próprio Capa tinha certeza de que a mala havia sido destruído pelos nazistas. Quase 70 anos depois este material reaparece. Ao que consta, pelo menos na notícia, a mala foi encontrada por um general mexicano, durante uma estada em Paris. Não sabemos se ele se apossou dela ou se a mesma lhe foi dada por alguém. Após a morte do general os herdeiros decidiram contatar o ICP. Mas, sem dúvida, há muito ainda a ser contado sobre este mistério. Com o material inédito, também estariam os negativos de Gerda Taro, sua mulher (ler aqui) e de David Seymour, o Chim, um dos fundadores da Magnum.

capa_big_pic1.jpg

Mas o que está deixando todo mundo agitado é que parece que na mala está o negativo da famosa foto do militante republicano assassinado durante a Guerra Civil Espanhola, em 1936. (imagem acima) Uma das fotos mais conhecida e famosa do mundo e também uma das mais polêmicas quanto a sua legitimidade e autenticidade. Agora só nos resta esperar a divulgação das fotos e que nos desvendem o mistério do tempo em que estes negativos ficaram no no México.

Anúncios

4 comentários em “Reaparecem os negativos perdidos de Robert Capa

  1. Pois é depois de tanto tempo reaparece os negativos de um dos grandes fotografo de guerra Robert Capa e de sua mulher Gerda Taro. o arquivo é muito valioso para nos contar um pouco da história das guerras que Capa e Taro cobriram.O uqe dizem Taro acabou falecendo em Bonete durante a invasão. Salve salve Capa o mito.

  2. “Se a fotograia não ficou boa é porque o fotógrafo não estava suficientemente perto do fato.” (Robert Capa).
    Na abertura de meu texto para a exposição Água Branca que realizei aqui na terra de macunaima, mostrando o modus operandi do pescadores no baixo rio branco, usei esta frase para casar com a minha proposta visual de fazer fotos com uma lente 50mm. Eu tinha que mostra de palmo em cima a ação das mulheres e homens envolvidos naquela sagrada operação aquática de pescar e levar sustento para casa e para o frigorífico do atravessador canalha, explorador da alma humana.
    Esta foi a lição que aprendi com o fenomenal Robet Capa. Praticamente aposentei a tele.
    Vi um livro que mostra imagens de Capa, comprovando atraves de sua curta distancia do fato registrado, sua determinação em fotografar o caos em cima do lance. Ali, no pipocar da pólvora. Nesse livro, percebo que Capa coloca sua tese, radicalmente em prática.
    Uma coisa que me deixa até hoje espantado é a maneira como ele fotografou o desembarque na Normandia no famoso dia “D”. Ileso saiu.
    No livro, tem alguns fragmentos – a foto está tremida – do que ele conseguiu documentar no dia D. É impressionante a forma sinuosa como ele se movimentava para diblar a morte. A foto prova que ele estava ali na linha de tiro. Dizem que ocorreram problemas com os negativos. Ainda não sei quais foram.
    Capa é um exemplo de determinação de que a fotografia foi feita para denunciar diferenças sociais, genocídios como os que estão ocorrendo no Iraque e em Gaza, e, em muito lugares da Africa.
    Capa retira-se de um período de férias depois da segunda guerra e entra no vietam. Infelizmente ele não pode documentar a derrota dos USA diante de um povo que alimentáva-se de arroz e coragem. Click!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s