O cenário de D. Telma!

marilyn.jpgtelma0.jpg Duas exposições abrem hoje em São Paulo. Na verdade duas em uma: “Marilyn Monroe – o mito” e ”  Telma Saraiva- à procura de um mito”. (leia aqui meu texto para o Caderno2 – conteúdo livre). Mas existe uma outro lado desta mostra, talvez uma terceira exposição que são as 15 imagens feitas pelo fotógrafo Cristiano Mascaro, na casa de D. Telma, no Crato, em Fortaleza.  

telma-06.jpg

Sem dúvida as imagens de D. Telma, nos intrigam, suas foto-pinturas, seus estilo rebuscado calcado nas revistas de cinema dos anos 40.

telma-07.jpg

Por isso são tão interessantes as imagens de Cristiano que conseguem retratar o lugar onde D. Telma vive: como montou e criou sua casa e como a própria residência de transformou no cenário de suas fantasias.  

telma-03.jpg

Às vezes, nem sempre, é curioso saber onde e como vivem os fotógrafos, os que o cerca, quais os livros que lêem, o que está em suas paredes. É uma maneira de complementar sua biografia, de entender porque enveredaram por um caminho ou como este caminho refletiu em seu modo de vida.

telma-17.jpg

Como disse, nem sempre isso interessa, no caso de D. Telma, porém, as imagens de Mascaro, completam e nos informam. Quem for para a exposição, não deixe de ver estas imagens. Quem não puder, por vários motivos, veja algumas imagens de Cristiano aqui no blog.  Leia também o que o Granulado publicou sobre D. Telma!

Anúncios

7 comentários em “O cenário de D. Telma!

  1. O que admiro no trabalho de fotógrafos do calibre de Mascaro, é a maneira de ver e registrar o mundo, estribando-se na certeza de que o click seco, único, significa a fotografia verdadeira. O documento sem plumas e paêtes. Ou seja, conseguir mostrar os vários mundos atráves de uma visão simples. Como as belas e grandes obras arte estão alicerçadas na simplicidade … Os sonhos de Dona Telma estão bem realizados.

  2. Como neta, fico bastante emocionada. Pois conheço como ninguém os trabalhos da minha vó; TELMA SARAIVA. Uma mulher que sempre esteve no mundo das pinturas: como seus auto-retratos, … Admiro seus trabalhos e como a mesma tem a facilidade, ou melhor dizendo o dôm de fazer retratos impressionantes!Sinceramente, sem palavras… [:D]

  3. Continuando os meus comentários, é uma mãe maravilhosa que nunca soube dizer não a um filho. Se o dizia não percebiámos. Esposa sem igual, Filha orgulhosa do pai Julio Saraiva- fotografo, desenhista,urbanista,arquiteto, musico, ourives, de uma inteligencia rara; Mulher de fibra e determinação. Este reconhecimento pelo seu trabalho, vem da sua descoberta por Titus, que levou o seu trabalho para as maõs das pessoas certas e aí todo esse sucesso que eu desde criança já o sabia e admirava. Por isso tambem estudei e me tornei artista plástica. Ela está feliz. Vendo as suas fotos nas revisatas e estourando na mídia e internet. È comum depois de tudo passar ser reconhecido o artista. Mas ser reconhecido em vida é de um valor sem tamanho. Hoje aos quase oitenta anos, vaidosa e sempre bonita, descança os olhos sobre tantas revistas espalhadas e adormece com um sorisso nos lábios de ver o seu trabalho admirado por todos. E nos da familia agradecemos a todos por isso.
    Edilma Saraiva da Rocha Chagas

  4. Aqui quem vos comenta é sua filha, Edilma, que por ilustração do catálogo esta representada na foto da menina vestida de espanhola. Eu tinha seis anos quando minha mãe me produziu e me fotografou. Fiquei muito lisonjeada de ver como a minha imagem de criança se confunde com a história de mâezinha, ao ser descrita das idas ao cinema ainda criança levada pelo pai , no caso meu avô. E é só prazer que nos retorna de toda essa promoção com exposições e revistas , jornais e materias na internet. Obrigada ao fundador desta comunidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s