As imagens de Boris Kossoy

 boris.jpg

Amanhã, dia 25, a Pinacoteca do Estado inaugura a mostra “Boris Kossoy: o caldeiscópio e a câmara”. São 120 imagens do fotógrafo Boris Kossoy, em geral mais conhecido e reconhecido por seus textos teóricos. Sempre fui sua fã (o nome trama fotográfica é inclusive inspirado num de seus textos – ver aqui).

boris4.jpg

O conheci quando iniciei minha caminhada fotográfica, em 1979. Mas isso foi há muito tempo. Desde então ele se tornou referência em minhas pesquisas e meus estudos, isso quando não minha fonte quando o assunto era fotografia brasileira do século XIX ou então ideologia da imagem. Seus três livros: “Fotografia e História”, “Realidade e Ficções na Trama Fotográfica e “Os Tempos da Fotografia”, (todos publicados pela Ateliê Editorial) são, no meu entender, bibliografia obrigatória para quem quer e gosta de estudar fotografia.

 boris1.jpgboris2.jpgboris3.jpg

Por isso fiquei muito feliz em poder fazer uma entrevista com ele. Entrevista esta que saiu no Caderno2 (jornal Estado de S.Paulo) de hoje (livre só para os assinantes na internet). Mas o importante é que agora as pessoas vão poder conhecer um pouco melhor também o fotógrafo. Algumas imagens já deixo aqui. A exposição abre amanhã, mas vai até o dia 23 de março!

5 comentários em “As imagens de Boris Kossoy

Deixe um comentário

