Censura à italiana!

Absurdo! É a única palavra que me vem à mente depois que li materia no jornal italiano “Corriere della Sera”. A prefeita de Milão, Letizia Moratti, resolveu censurar uma mostra fotográfica  organizada pelo assessor de cultura (historiador e crítico de arte) Vittorio Sgarbi. A exposição traz (ou traria) imagens de Joel Peter Witkin (Nova York, 1939) e Jan Saudek (Praga, 1935) e em tese, programada para o Palazzo Reale em Milão, a partir do próximo dia 29. A justificativa é que são fotografias ofensivas e agressivas. E a prefeita acrescenta: “já fizemos exposições agressivas como a de LaChapelle (ler aqui), mas ele tudo bem!”.

witkin33.jpg witkin

Os critérios da senhora Letizia? Ninguém sabe! De qualquer maneira a polêmica está lançada e como tudo que acontece na Itália a briga está sendo realizada via jornais e programas de televisão.

jansaudek.jpgsaudek

Anúncios

4 comentários em “Censura à italiana!

  1. Há de início um problemão (aos burrocratas) para criterizar a censura nestes tempos contemporâneos: faltam adjetivações que digam algo que não esteja completamente descolado da realidade; assim, o que seriam fotografias “agressivas”? “Ofensivas”, se considerarmos o exato sentido legal eu posso entender: algo que pode municiar uma ação judicial e que portanto não é seguro hospedar à troco de nada (as exposições vão e as fichas corridas ficam). Acho que no planeta todo o que mais falta é humor, tanto aos produtores com aos semeadores de cultura; baseando-se na opinião dessa senhora Letizia, auto-nomeada zeladora dos bons costumes públicos, LaChapelle seria do bem por qual motivo? Humor, presumo. Se a gente olhar seu trabalho sem levá-lo tão à sério, mesmo quando sua suposta irreverência (quando trata de temas religiosos, por exemplo) tem um particular conservadorismo, dá pra engolir mesmo com bizzarices semi-grotescas. Fellini, volte à posição normal.

  2. Além de considerar Joel muito criativa – aliás, nunca vi algo tão original, pois já venho sacando o trabalho dele há alguns anos -, não é a primeira vez que rola censura na europoa. No interior da França, um prefeito proibiu que a Fotógrafa Brasileira, Fabiana Figueiredo, fizesse uma exposição fotográfica, porque, simplesmente retratava a agonia do povo palestino guetizado em sua própria terra. A matéria completa, pode ser lida em http://www.fotosite.com.br Na ocasião fiquei tão invocado com o lance que imprimi. Está guardada, inclusive no fundo do meu coração o trabalho de Fabiana e a manobra para cegar a verdade…!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s