O inferno são os outros!

david1.jpg 

  A exposição “Heaven to Hill: Belezas e desastres” de David LaChapelle, (baseada em seu último livro publicado em 2005) será aberta no Mube, em São Paulo, na semana que vem, no dia 21.  A exposição é divivida em quatro módulos: na primeira com modelos e personalidades variadas; a segunda com modelos anônimos e na terceira serão exibidos alguns videoclipes e na última seus filmes.  

david3.jpg

David LaChapelle fez muito sucesso quando apareceu com suas imagens coloridas, barrocas,.para alguns, surrealistas para outros e subversivas para um terceiro. Alguns criticos norte-americanos chegaram a defini-lo como o “Fellini da Fotografia”, em comparação ao cineasta italiano Federico Fellini. Parecia uma chuva de verão, ou seja, alguém que aparecia, de repente no mercado e que seria fadado a desaparecer com a mesma  rapidez visto que suas imagens cansavam e cansariam logo.  

david2.jpg

Em seguida, ele realmente deu uma sumida dos editoriais para reaparecer como diretor de videoclipes da Madonna, de Britney Spears, Jennifer Lopez, etc. Um pouco depois, mais uma surpresa, LaChapelle aparece como diretor de filmes, assim como “Rize”, que abriu o Festival Sundance em 2005 e foi exibido no Brasil em 2006.Mas David LaChapelle não é um fenômeno recente. Há mais de 20 anos ele fotografa. Nascido em Connecticut em 1963, e foi amigo de Andy Warhol e durante anos trabalhou como fotógrafo na Interview revista editada pelo artista. Aliás foi LaChapelle que fez o último retrato de Warhol, dois meses antes dele morrer em 1987. Mas sem dúvida, na moda ele foi um efeito passageiro. Em entrevista à revista Photo francesa de outubro do ano passado (já comentada aqui) ele deu uma longa entrevista por ocasião de sua mais recente exposição “Deluge” (Dilúvio) (uma retrospectiva com 300 imagens), realizada no  Palazzo Reale em Milão (fechou no último dia 6 de janeiro). Nela ele afirma que não tem mais interesse em realizas editoriais ou trabalhar para revistas: “Não vou mais trabalhar para revistas, cheguei num ponto onde espero seguir somente minhas idéias,  É a única coisa que posso fazer hoje. Não posso retroceder!”. As suas imagens sempre me pareceram “muito barulho por nada”. Mas absolutamente bem inseridas no que se entende por fotografia contemporânea: fogos de artifício, mas ao apagar das luzes….pouco sobra. De qualquer maneira seu trabalho, num primeiro momento é alegre, divertido e cheio de  citações, inclusive mitológicas. Não à toa ele acabou seguindo para o cinema, embora para mim ele esteja muito mais próximo do teatro, da tragédia  e da comédia grega. Mas gostando ou não, ele marcou época na fotografia de moda e não à toa a exposição chega agora por aqui, vinda de Buenos Aires, justamente no último dia da São Paulo Fashion Week.

                                                 

Anúncios

5 comentários em “O inferno são os outros!

  1. Olá,
    primeiramente, gostaria de parabenizar o blog. Acompanho todos os dias em busca de boas notícias.
    Muito legal!
    Segundo. Procurei junto aos links, e não encontrei o término desta exposição do David LaChapelle.
    É que irei a São Paulo no carnaval e queria saber se vai dar tempo de ver.

    Obrigado desde já pela atenção e a estou em meu ansioso aguardo pela resposta.

    Rafael Mattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s