Fotografia de moda

 gustavo6.jpg

Sempre fui muito crítica em relação à fotografia de moda feita no Brasil. Olhando as revistas, catálogos, exposições, etc., acho tudo muito sem graça e praticamente sempre a mesma coisa, quando não cópia descarada do que já foi visto nas revistas estrangeiras. Claro, que existem exceções e que não é possível generalizar. Mas acho difícil achar algo que realmente me agrade. Achava. Foi quando conheci o trabalho de de Gustavo Zylbersztajn comecei a olhar com outros olhos a fotografia de moda realizada por aqui. Claro que dá para perceber as infuências e as fontes onde ele bebeu, mas não é isso que me importa, mas sim a tentativa de colocar seu próprio olhar, sua impressão digital na imagem. Na semana em que começa mais uma São Paulo Fashion Week , resolvi entrevistá-lo.

gustavo.jpggustavo1.jpggustavo5.jpg

O que é fotografia de moda? Eu vejo a fotografia de moda como sendo o resultado de um conjunto de fatores (informação da roupa, de beleza, de tendência, comportamento, época, atitude, local, expressao, olhar e sentimento), que somados temos como resultado uma imagem forte e repleta de informação. Esses fatores são traduzidos diferentemente por cada fotografo, que mesmo em diferentes momentos de sua vida, pode ter resultados completamente diversos …Por que você escolheu a fotografia de moda? Sempre acreditei que fosse  possível contar uma historia em um editorial de moda … E isso é encantador, ainda mais podendo traduzir seu sentimento nessas histórias. A gente tem certa liberdade que não temos em outras áreas da fotografia … Gosto muito de trabalhar e estudar a luz nas minhas fotos, e de certa forma, consigo brincar com essa atmosfera em algumas situações. Como a fotografia de moda é entendida no Brasil? Roupa ou comportamento? Poxa, pergunta dificil de responder … Acho que os dois. Na maioria das vezes roupa, muito produto, produto e produto. Acho que a preocupação com o comportamento das marcas, como as pessoas enxergam, como elas gostariam de se vestir, esta crescendo cada vez mais. Temos acesso maior a informacao, que está também cada vez mais rapida … mas sinto que o mercado tem medo de arriscar e tentar vender um conceito maior do que o produto. Como fotógrafo de moda o que ou quem você gostaria de fotografar? Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo … estava simplesmente linda ! Fotografia para mim é? Amo fotografar, e poder congelar por um momento o tempo. E neste momento, criar algo com sentimento, carinho e cuidado. Com o meu olhar. Com o meu coração.  Acho que faz toda a diferença quando fazemos o que gostamos … e desta forma, o resultado é legitimo .

gustavo4.jpg

9 comentários em “Fotografia de moda

  1. lindo o trabalho dele. eu nem conhecia.
    a produção e o tratamento de imagem também são excelentes. isso é trabalho de equipe e todos devem levar crédito.

    esse blog é essencial, simoneta querida.
    que bom que visito vc todos os dias.
    me envie todos os programas de curso que vc dará esse ano por favor, se já tiver.

    muitos beijos.

Deixe um comentário

