Eu me amo

O Fotosalada e o PicturaPixel iniciaram ao mesmo tempo. A revista FS  (Fotosite) lhe dedicou uma edição inteira e o Granulado trouxe como sempre algo curioso e inusitado sobre o assunto. Do que eu estou falando ?  Do auto-retrato. Parece que foi a máxima deste final de ano.  Eu, particularmente, não conheço um fotógrafo que não tenha feito um, pelos mais variados motivos. O retrato é algo fascinante. Um jogo de sedução. No caso de um auto-retrato (do retrato também) é a forma como gostaríamos de ser visto (ou não).

camera001.jpgO primeiro auto-retrato da história foi realizado em 1839 por Hippolyte Bayard (aliás é também a primeira foto denúncia ou de protesto). Ele se auto-fotografou fingindo que tinha se afogado para reclamar do tratamento que o governo francês lhe havia dispensado em relação aos seus estudos sobre a inveção da fotografia. Ele que desenvolvia experiências ao mesmo tempo que Nièpce e Daguerre foi preterido pela Academia de Ciências e Artes em favor de Daguerre. Briga de patente!.

identidades.jpgAo mesmo tempo o auto-retrato voltou a ficar muito em voga na fotografia contemporânea. Para isso o livro de Annateresa Fabris: “Identidades Virtuais” é bem elucidativo. Eu cá fiquei pensando como as pessoas em geral se auto-fotografariam, já que como disse acima é uma maneira de se apresentar. De que forma a sociedade se retrataria a si própria dentro uma série de convenções e formas representativas? Com que cara ou de que jeito se mostrariam? Enquanto imaginamos divirtam-se passeando endereços acima conhecendo o rosto de muitos que só conhecemos por crédito!

4 comentários em “Eu me amo

Deixe um comentário

