Claudia Andujar no Festival de Fotografia de Porto Alegre

Começamos bem! Na próxima semana, mais precisamente no dia 8, inícia em Porto Alegre o segundo Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. É o FestFotoPoa. Organizado e idealizado por Carlos Carvalho teve em janeiro do ano passado sua primeira edição. Neste ano eles vão homenagear  Claudia AndujarA fotógrafa estará presente ao evento. Ela vai mostrar seu trabalho e bater um papo com o público.  

 1.jpg14.jpg17.jpgclaudia-andujar4.jpg

 De todas as atividades que vão acontecer durante esta semana, além do encontro com a Claudia Andujar e com os fotógrafos estrangeiros,  eu destacaria a apresentação do acervo da instituição e das imagens  do fotógrafo uruguaio Aurelio Salcedo Gonzáles e do arquivo do jornal “El Popular”. Estas imagens realizadas durante a ditadura no Uruguai foram escondidas pelo próprio fotógrafo e reencontradas no ano passado depois de 30 anos. Interessante também a projeção dos documentários do “Foto em Cena” sobre fotógrafos brasileiros realizados por Débora 70 e apresentados no Canal Brasil. Um bom motivo para rever amigos e passar uma semana falando só sobre fotografia!

Claudia Andujar autorizou a publicação das imagens acima.

Anúncios

3 comentários em “Claudia Andujar no Festival de Fotografia de Porto Alegre

  1. Tão linda quanto a Claudia seu trabalho e sua paixão incondicional pelos Ianomamis foi a declaração de amor que Aurélio fez do palco a essa fotógrafa idealista e militante. Ele também um militante que loucamente emparedou (literalmente) os negativos do El Popular para que a ditadura não destruísse um pedaço da história de seu país. Nove anos depois ao voltar do exílio descobriu que o prédio havia sido reformado e que a parede não mais existia. 21 anos se passaram até que um trabalhador da garagem descobrisse no fundo de um duto várias latas de filme enferrujadas e negativos soltos. Nas latas, intactas por dentro, os negativos de Aurélio. A história é de arrepiar e é contada em um documentário realizado pelo Centro Municipal de Fotografia de Montevideo. Mais do que nunca acredito que mais importante do que dominar uma linguagem como a fotografia é ter algo a dizer. A Claudia e o Aurelio têm.
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s