Direitos Humanos!

  lu1.jpg

Na segunda feira comemoram-se os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (embora muitos ainda não se dêem conta de sua existência!).

 

lu.jpg

Para comemorá-los a Caixa Cultural na Praça da Sé inaugura, na própria segunda-feira,  a exposição: “Direitos Humanos- um olhar fotográfico”, com a apresentação do advogado e fotógrafo Eduardo Muylaert. Participam da mostra Andrea da Veiga Pereira, Betina Samaia Martins Ferreira, Luciana Cattani (cujas fotos ilustram este texto), Maria Célia F. Monteiro de Barros e Vera Dorsa. A exposição vai até 15 de dezembro!

lu2.jpg

4 comentários em “Direitos Humanos!

  1. Direitos humanos me transporta para o assassinato de milhares de jovens no Brasil, praticado pelas Polícias Militares, Polícia Civil de várias capitais do país, sem falar na burrice que a base da pirâmide social coloca em prática, quando usa de violência contra quem não lhe oprime oficialmente. Ou seja, usa da covardia uma pessoa na sua mesma condição e não atinge diretamente quem não permite que o pão lhe chegue a boca. Acho que logo, logo, farão uma revisão deste ponto.

    Direitos humanos me transporta para as tropas de elite, com pós, mestrado e doutorado nas academias do Chile, Israel, USA e outros antros, especilizados em matança somente civis.
    Eu disse, somente civis. Tá bem explicado.

    Direitos humanos me transporta para as cadeias lotadas de jovens que irão morrer de forma violenta, enquanto os bancos nadam em lucros fabulosos.

    Direitos humanos me transporta para a minguada bolsa família, enquanto o governo continua a fazer o jogo do capital sem pátria, matando milhares de famílias na unha da subnutrição e da escravização da alma humana.

    Direitos humanos me transporta para as contas numeradas em paraisos fiscais, de milhões de bandidos oficiais com ares de gente fina, enquanto o povo não tem saúde pública decentemente eficaz e morrem na fila da insensibilidade.

    Direitos humanos me transporta para as milhares de jovens de 10 anos, já envolvidas com a prostituição, enquanto uma minoria estoura grana de fonte duvidosa em botique famosas. Ah, muitas dessas jovens já tem filhos nesta idade.

    Direitos humanos me transporta para a “morosidade” da justiça – que vê e tudo sabe -, no julgamento de corruptos oficiais especializados em roubar cofres públicos.

    Direitos humanos me transporta para um belo dia em que o sistema – executivo, político, judiciário e empresarial -, disser o seguinte na nossa cara: “Esqueça! Morra no gueto do esquecimento, pois não iremos dividir o pão e está acabado. Também esqueça essa coisa chamada democracia, isso nós inventamos para ir barrigando, barrigando e impor o nosso modelo egoista de enriquecimento. A partir de agora, quem falar em direito de comer, vestir-se, curar-se, viajar, amar, coisa que povo usufruira antes do golpe militar de 64, vai arcar com a morte súbita”. Fim!

    Só me resta esperar por este dia e ir cantando até lá, um trecho de Mestre Chico Buarque de Holanda: “Tô me guardando prá quando o carnaval chegar…” Nunca esteve tão atual…

  2. Legal a Caixa fazer uma exposicao com esse tema, porque ate hoje o povo sofre com a falta de direitos com o povo!

    Falando em direitos humanos vem em nossas cabecas grandes fotos que foram noticias, sem falar em épocas que artistas, fotógrafos não podiam se expressar nem mostrar suas ideias.

    Sobre as fotos que estao no blog de hoje eu já conhecia o trabalho da Luciana e acho incrivel o trabalho dela juntamente com Gabriel, parabens a eles pelas excelentes fotos, também para todos que estao participacao dessa exposicao.

Deixe um comentário

