Hoje quem escreve é o Cristiano Mascaro!

mascaro.jpg

Pendurada na parede de meu escritório, bem diante de minha mesa, lá está Dune, Ocean, 1936, uma fotografia de Edward Weston. Estou sempre a observá-la e evidentemente nunca me canso, pelo contrário, vou tirando minhas lições. E dois aspectos me fazem refletir. O primeiro, refere-se à própria imagem, uma seqüência de dunas de areia que poderiam ser mais uma das centenas de fotos banais e inexpressivas de desertos ou praias que vemos por aí. Mas não é, porque Weston, ao fotografar as suas dunas, atêve-se a uma simplicidade exemplar e a algo essencial: a transcendência, obtida apenas com a capacidade transfiguradora de seu olhar. O segundo, tem a ver com o título do pôster (devo confessar que é um pôster, pois, infelizmente, ao contrário do Thomaz Farkas, não tenho um original do Weston): Supreme Instants: The photographys of Edward Weston. Pois é, seria algum despropósito hoje em dia falarmos de “instante”, tratando-se de uma fotografia? Isto me faz pensar, justamente nesta época de fantástica revolução tecnológica e anseios conceituais, nos novos caminhos e, sobretudo descaminhos pelos quais segue a fotografia.

6 comentários em “Hoje quem escreve é o Cristiano Mascaro!

  1. Tem livros que abrigo-os na estante, outros, deixo em cima da mesa. O de CristianoMascaro, editado pelo Senac, está em cima da mesa. Parece uma boia pronta para salvar uma vida.

    “… sobretudo descaminhos pelos quais segue a fotografia”. É preciso dizer mais alguma coisa? Digo: não suporto a “artistada” “photoxopiniana” que rola por aí. Sou adepto do click único. Sem enrolação. Talvez por isso o livro de Mascaro esteja em cima de minha mesa e Weston na parede do escritório de Mascaro. Vou morrer purista e continuar fazendo amor com a simplicidade que esses dois homens nos ensinam.

Deixe um comentário

