Claudia Jaguaribe na Bienal de Arquitetura

a-cidade.jpg

  Uma cidade vista do alto a partir de inúmeras guaritas. Esta é  imagem que Claudia Jaguaribe vai apresentar na próxima Bienal de Arquitetura que começa no sábado dia 10, na Fundação Bienal , no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

De Roma, afivelando as malas para voltar para o Brasil ela falou com exclusividade com o “Tramafotográfica”.

1. Que cidade é esta que você mostra? É São Paulo, mas poderia ser qualquer cidade que tem os mesmos desvios sociais que os nossos.

2. Como você vive a metrópole: A cidade é vivida em partes. A questão da segurança, do transporte público e a própria dimensão da cidade faz com que só tenhamos vivências parciais. O fato de que São Paulo está sempre em constante transformação nos obriga a consultar um mapa urbano de uma cidade mutante. Esta combinação gerou a idéa de construir uma cidade a partir das guaritas.

3. Como esta imagem vai ser apresentada na Bienal de Arquitetura?  Uma caixa de luz com dois metros e quarenta por um e vinte e cinco centimetros de altura.  O visitante tera a visão de um bloco urbano iluminado dentro de uma caixa preta como se fosse um recorte de um conjunto maior. A imagem resulta em uma abstração de uma malha urbana que ao se aproximar vemos com grande detalhe uma outra cidade que se constroi na cidade a partir das pequenas guaritas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s