O humanismo de Susan Meiselas

nyc25975.jpg00278.jpg meiselas2.jpg

Foi emocionante entrevistar a fotógrafa Susan Meiselas, durante o I Fórum Latino- Americano de Fotografia de São Paulo. Mulher miúda, olhar intenso foi com tranquilidade que mostrou e falou sobre suas fotografias. Sobre seu anos na Nigarágua que resultaram em livros e até filme, vídeo. Emocionante também sua volta à Nicarágua e a busca das pessoas que havia fotografado dez anos antes, durante a revolução. Ou sua busca de entrar em contato com o povo curdo, ao qual pediu para que lhe trouxessem imagens familiares , àquelas guardadas em caixas de sapato ou mesmo escondidas: “muitos curso esconderam suas fotografias embaixo da terra com medo de que Saddam Hussein as encontrasse e destruísse”.  Isso fez com que criasse um livro e um site, onde conta esta história.

Sua forma de agir e de pensar me lembrou muito uma jornalista italiana, Oriana Fallaci, que acredito ter inspirado muitas mulheres a se interessar pelo jornalismo. Me recordou pela forma como acredita que a história tenha que ser contada, que é preciso dar voz às pessoas e como acredita que sua fotografia seja um meio de agregar, de juntar fragmentos de manter sempre viva a memória. Vale a pena conhecer seu trabalho!

Anúncios

Um comentário em “O humanismo de Susan Meiselas

  1. Eu assisti a palestra da Susan em abril na cerimonia de abertura da World Press Photo em amsterdam, na holanda, e fiquei encantado pelo trabalho dela.
    Não só o que produziu mas os questionamentos que levantava.
    Não pude ir à São Paulo pro Forum e o que mais lamentava era nao poder assistir a entrevista com a Susan. Quem não conhece devia pesquisar.
    E Simoneta parabéns pelo blog… só conheci hoje e fiquei fã.
    Bjs phil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s